O que é uma resenha crítica e exemplo de como fazer

O que é uma resenha crítica e exemplo de como fazer

Embora não seja o formato de texto exigido pelo ENEM, que pede a dissertação-argumentativa, a resenha crítica é muito pedida não só em vestibulares regionais, como também em cursos universitários.

Desse modo, apresentaremos neste post como realizar cada parágrafo e introduzir o seu ponto de vista de modo claro, objetivo e direto para o leitor! Vamos juntos?

1- Resenha crítica: conceito e definição

Sendo a resenha crítica um gênero textual muito presente nos vestibulares regionais, iremos conceituar a importância desse texto e suas definições para você atingir a nota máxima na hora da prova.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar o propósito do texto. Por se tratar de uma produção de informação e opinião, as resenhas críticas tem como principal função apresentar um conteúdo diverso, demonstrando informações e pontos de vista de quem escreve sobre a ideia geral do tema.

Assim, contendo um pequeno resumo do que será abordado, ao mesmo tempo há a exposição do que está sendo abordado, cabendo ao autor atribuir um juízo de valor sobre aquilo, sob uma visão única e pessoal. Vejamos agora como construir e estruturar esse gênero.

2 - Passo a passo: como construir as ideias

Pelo fato da resenha ser um texto integralmente de análise e percepção individual, é muito importante que a escrita tenha o domínio sobre o conteúdo a ser desdobrado ao longo das linhas.

Por exemplo, se o gênero em questão abordar a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, faz-se necessário, por parte de quem irá redigir, que haja uma atenta leitura prévia, sendo essa ponto de partida para o desenvolvimento da interpretação, adjetivação e relação com o livro.

Outro fator importante é sobre o tema em questão. Não há uma restrição do gênero para produções literárias, filosóficas, ou outros tipos de livros formais. Resenhar pode abranger qualquer tema, sendo um filme da atualidade, mangá favorito e, até mesmo, um programa de televisão. Assim, vejamos os principais pontos para a construção de ideias:

  • Leitura prévia do objeto de análise;

Introdução

  • Breve resumo inicial para contextualizar os leitores para a introdução, porque nem todos poderão ter entrado em contato com o tema principal.

Desenvolvimento

  • É importante observar as ideias do objeto de estudo e argumentar sobre elas, com base nos principais pontos vistos pelo conteúdo;

  • Ser breve e objetivo, embora seja de opinião individual, a formalidade e a preferência por uma linguagem mais objetiva são essenciais.

Conclusão

  • Finalização da estrutura de parágrafo com o juízo de valor - impressões positivas e negativas, pontos que devem ser destacados, concepção geral, etc;

  • É o momento de atribuir a opinião de modo mais direto, claro e finalizando a construção de ideias ao longo do texto.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Redação de graça no Descomplica!

3- Exemplificando o texto

Por fim, vejamos um exemplo do que é preciso garantir em uma resenha crítica, a fim de focar na nota máxima dos vestibulares regionais. O texto abaixo faz referência à obra naturalista, O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

Situado no final do século XIX no Rio de Janeiro, O Cortiço é a simbologia da mudança socioeconômica. A narrativa se inicia com a vontade de ascensão do português João Romão, que desenvolve seu enriquecimento às custas do trabalho de comerciante, assim como a exploração de Bertoleza, uma escrava fugitiva que Romão, ao perceber o potencial braçal na mulher, falsifica sua carta de alforria para que ela possa trabalhar e se relaciona com a moça.

Paralelamente à história, surgem os novos personagens que personificam toda trajetória do próprio ambiente, entrelaçando as identidades com o próprio espaço. Todavia, o desejo de Romão não era ascender para garantir pequenos cortiços, mas sim ser destacado em sua sociedade, como é o caso da família vizinha, constituída pelo pai e Barão, Miranda, sua esposa Estela e Zulmira, a filha moça do casal.

A construção de um cenário bem quisto se configura nessa família, uma vez que é desejo do personagem principal desvencilhar-se de tudo aquilo que lhe fez enriquecer, no entanto não lhe daria o prestígio que tanto almeja. É em dado momento que o dono do cortiço modifica seus costumes, troca o nome do local para “Vila João Romão” e aproxima-se da família vizinha.

O interesse nessa ascensão é concretizado com o pedido de casamento para Zulmira, sendo a forma mais rápida de atingir seus ideais. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que exige usufruir dos bens acumulados com seu companheiro, fazendo com que Romão denuncie sua fuga como escrava. Desesperada, a moça comete suicídio para não ser pega, auxiliando a trajetória de João em garantir seu crescimento econômico e social.

Pode-se perceber que o desejo de possuir acima de tudo, utilizando o limiar entre ser ético ou não, é extremamente evidenciado na personagem João Romão. Afastando-se da moral, adquire cada vez sua imagem repulsiva.

Por fim, romance termina com uma grande crítica aos movimentos abolicionistas da época, mas que também ressalta matar a curiosidade desfrutando de cada trecho de uma obra clássica, porém atemporal, por refletir as desigualdades sociais presentes nas grandes cidades e caracterizar um conjunto social em face do capitalismo.

Percebam que, embora seja um texto mais longo, ele contextualiza o leitor, desenvolve a narrativa da obra e finaliza com uma breve opinião sobre a interpretação do autor. É nesse sentido que a resenha crítica deve atuar, de modo formal, mas não deixando de evidenciar o ponto de vista de quem a escreve.

Por isso, é importante se atentar para esse gênero textual, compreendendo cada parte de seu desenvolvimento para adquirir nota máxima nos vestibulares regionais e também posteriormente para futuros trabalhos.

Assista também 👉 Como chegar na redação nota 1000

Você faz redação e quando recebe a sua nota acha que poderia ter ido melhor, mas não sabe bem o que fazer? 😨 Isso é algo muuuito comum, afinal, são pequenos detalhes no texto que podem tirar seus pontos. E de pontinho em pontinho sua nota pode cair bastante, né? Por isso, convidamos a nossa embaixadora Débora Aladim e o nosso professor de redação Eduardo Valladares para analisarem uma redação que tirou 720 no Enem 2018 com o objetivo de mostrarem as pequenas coisas que faria o texto da nossa aluna chegar no famigerado 1000 😱. Não acredita? Dá play e anota as dicas valiosíssimas desses mestres!

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Redação de graça no Descomplica!

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

4 características de uma resenha

A resenha é um gênero textual de caráter técnico muito comum no meio acadêmico. Similar ao resumo, o objetivo deste texto é analisar e descrever os principais pontos de uma obra para facilitar a transmissão do conteúdo para um outro leitor.
artigo
Post do blog

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Aprenda sobre como os gêneros textuais podem ser classificados e mande super bem no Enem e em outros vestibulares.
artigo