O que é ponto de fusão? Descubra agora!

Ponto de fusão é um exemplo de uma propriedade específica da matéria. Isso quer dizer que cada matéria vai apresentar uma temperatura de fusão diferente da outra. Através do ponto de fusão é possível determinar experimentalmente se uma substância está pura ou não.

O ponto de fusão está relacionado com diversos outros assuntos dentro da química. Alguns deles são: Os estados físicos da matéria, as mudanças de estado físico e interações intermoleculares. Quer aprender tudo sobre o assunto? Então, vamos lá! Porque o Descomplica preparou esse post incrível para que você saia daqui sabendo tudo sobre ponto de fusão!

O que é ponto de fusão?


O ponto de fusão é a temperatura que uma determinada substância muda do estado físico sólido para o estado físico líquido, para uma determinada pressão específica. Ou seja, em determinada pressão, a temperatura em que ocorre a mudança de uma substância do estado sólido para o líquido é o que determinará o Ponto de Fusão.

Veja a tabela com o ponto de fusão de algumas substâncias à 1 atm:

Substância | Ponto de Fusão (ºC)

| Água | 0 Álcool | -114 Ferro | 1538 Alumínio | 660

Vamos analisar a água a pressão de 1 atm.

Perceba que o ponto de fusão é de 0 °C. Isso quer dizer que, para estar no estado sólido, a temperatura precisa ser menor que 0°C. Quando a gente tira um cubo do congelador, como a temperatura do lado de fora é maior, o cubo de gelo começa a receber calor. Esse calor recebido faz com que a temperatura aumente até atingir o valor de 0 °C. Nesse momento, o gelo começa a derreter e muda para o estado líquido.

É muito importante que a gente perceba que no momento em que a substância está mudando de estado físico, a temperatura não é alterada. Ou seja, o gelo quando começa a derreter só vai passar de 0 °C quando estiver na forma líquida. Dessa forma, a parte sólida permanece à 0 °C.

Ponto de Fusão representado graficamente para substâncias puras


O ponto de fusão de uma substância pode ser representado por um gráfico. Mas falar do gráfico de ponto de fusão necessariamente implica em falarmos também do ponto de ebulição.

Veja o gráfico de mudança de estado físico para a água a pressão de 1 atm:

Analisando o gráfico, nós iremos ver que a 0 °C, temos a mudança do estado sólido (S) para líquido (L). Sendo assim, na temperatura de 0 °C temos o Ponto de Fusão da água. Outro detalhe interessante no nosso gráfico é na temperatura de 100 °C. Que ponto é esse? Esse é o Ponto de Ebulição, ali ocorre a mudança do estado líquido (L) para gasoso (G).

Perceba que do tempo t1 até t2 e no tempo t3 até t4 não houve mudança na temperatura. Como a temperatura permaneceu constante, durante a mudança de estado (Ponto de fusão e ebulição), podemos afirmar que esse gráfico é de uma substância pura. Ou seja, tínhamos apenas moléculas de água.

Ponto de Fusão representado graficamente para misturas


Uma mistura é formada por mais de uma substância. Isso pode acarretar uma mudança no ponto de fusão e ebulição. Numa mistura, geralmente o ponto de fusão e ebulição são variáveis. Ou seja, a temperatura irá variar durante a mudança de estado físico.

Veja o gráfico de uma mistura comum genérica:

Analisando o gráfico, nós iremos perceber que a mistura entra em fusão numa temperatura menor que 0 °C e termina a fusão um pouco acima de 0 °C. Ou seja, o ponto de fusão não é constante. O mesmo acontece com o ponto de ebulição, que não se mantém o mesmo durante a mudança de estado físico.

Temos ainda os casos em que o ponto de fusão é constante, mas o ponto de ebulição é variável, são as chamadas misturas eutéticas.

Veja graficamente:

E por último, temos as misturas azeotrópicas que apresentam o ponto de fusão variável e o ponto de ebulição constante.

Veja graficamente:

Como determinar o ponto de fusão


O ponto de fusão de uma substância pode ser determinado experimentalmente. Esse experimento consiste basicamente em aquecer uma amostra sólida até que essa venha a fundir. A temperatura é medida com um termômetro. Esse trabalho é realizado em um tubo Tubo de Thielle.

Tubo de Thielle
Tubo de Thielle

Como a temperatura de fusão de uma substância pura é constante, é possível verificar no termômetro que durante um certo intervalo de tempo, a temperatura não irá mais aumentar. Portanto, essa será a temperatura em que a substância está passando do estado sólido para líquido, determinando então o Ponto de Fusão.

Confira o esquema da aparelhagem usada no experimento:

Passo a passo para realização do experimento:

  • Adição da amostra sólida ao tubo capilar;

  • Fixação do tubo capilar junto ao termômetro;

  • Introdução do termômetro e capilar ao tubo de Thieller;

  • Aquecimento do tubo de Thieller.

OBS: O líquido usado para o banho não pode mudar para o estado gasoso durante o aquecimento.

Por que as substâncias apresentam ponto de fusão diferente?


Para que a mudança de estado físico ocorra, é necessário romper a interação que existe entre as moléculas. Ou seja, quanto maior for essa interação, mais energia e calor serão necessário fornecer para romper essas interações.

Falou em interação, a gente pensa logo em interações intermoleculares, um assunto bem amplo, que envolve muitos fatores. E de fato, esse assunto é um dos responsáveis pelo ponto de fusão de uma determinada substância. Quanto mais forte for a interação intermolecular, maior será a temperatura de fusão.

É importante a gente entender que esse é apenas um dos fatores. Portanto, existem casos que moléculas que apresentam interações intermoleculares mais fracas, possuem um ponto de fusão maior. Então qual o outro fator que pode influenciar?

A massa também é responsável por determinar o ponto de fusão de uma substância. Isso ocorre porque quanto maior for a massa maior também será a interação entre as partículas. Sendo necessário uma maior energia para mudar de estado físico.

Esses dois parâmetros são muito úteis para nós ajudar a prever qual substância apresenta um maior ponto de fusão. Porém, nunca deve substituir a experimentação. A química é uma ciência experimental, precisamos usar a teoria para explicar o que acontece experimentalmente.

Resumo: ponto de fusão


  • Ponto de Fusão é a temperatura em que uma substância muda do estado sólido para líquido.

  • Substância pura apresenta ponto de fusão e ebulição constante.

  • Mistura comum apresenta ponto de fusão e ebulição variável.

  • Mistura azeotrópica apresenta ponto de fusão variável e ponto de ebulição constante.

  • Mistura eutética apresenta ponto de fusão constante e ponto de ebulição variável.

  • Quanto maior a interação intermolecular, maior o ponto de fusão.

  • Quanto maior a massa maior o ponto de fusão.

Continue acessando outros conteúdos de química para mandar benzão no ENEM!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Propagação do calor

Fala pessoal!
artigo
Post do blog

Empurrão para o Enem: Física – Termologia