O que é paisagem em Geografia?

Conhecendo um conceito-chave para compreender as transformações no espaço geográfico

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Vivemos numa Era Digital onde a produção de conteúdo visual envolve nossas vidas diariamente. Experimente acessar o Instagram, por exemplo, e buscar por pela hashtag “#paisagem” certamente encontrará imagens de pessoas posando em diferentes locais de beleza cênica ou arquitetônica. Mas, em Geografia, paisagem é mais que “um rostinho bonito”.

Hoje vamos descomplicar um pouquinho o conceito geográfico de “paisagem”, que é - como veremos - um pouquinho mais complexo do que a noção que vem do senso comum, ou seja, da paisagem como algo que é belo e admirável. Você verá a potência desse conceito como uma ferramenta fundamental para melhor compreendermos e analisarmos o espaço geográfico.

O que é paisagem?

Imagine uma paisagem da sua infância. Feche os olhos e pense, por exemplo, na praça do seu bairro ou na praia que você costumava ir com seus responsáveis. O que mudou de lá para cá nesta paisagem? Quem ou o que a fez mudar? São essas perguntas que fazem os cientistas geográficos interessados nas transformações que ocorrem no espaço geográfico.

Assim, de uma maneira geral podemos dizer que o conceito de paisagem em Geografia está relacionado a porção do espaço terrestre que conseguimos perceber com nossos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Ou seja, quando pensou numa paisagem da sua infância, você provavelmente buscou memórias visuais ou também auditivas (como o som das crianças brincando ou o barulho das ondas do mar) e/ou olfativas (o cheiro do carrinho de pipoca…).

Crianças brincando em praça pública em Porto Alegre (RS) na década de 1930

Paisagem e Geografia

Se você é do tipo que quando está estudando pensa: “tá, mas para que serve isso?”, em se tratando de Geografia, pense o seguinte: a Geografia tem sempre (perdoe o trocadilho ruim) um Norte: compreender o espaço geográfico. Ok. E o que é o espaço geográfico? É o espaço “sideral”? Não. O espaço geográfico, de uma maneira geral, é onde vivemos e interagimos com a natureza.

Mas seria muito difícil compreender esse espaço em sua totalidade dada sua dimensão e complexidade. Nós nos relacionamos com o meio de infinitas maneiras e o transformamos e somos também por ele afetados de diferentes formas. Por essa razão, a Geografia “criou” alguns conceitos-chave que são como uma “caixa de ferramentas” que nos auxiliam a compreender melhor esse espaço geográfico, entendeu?

A Geografia surge inicialmente como uma ciência dedicada à corografia, isto é, a descrição da Terra. E como fosse um “quebra-cabeças” onde cada peça fosse uma paisagem esse conceito foi pouco a pouco sendo incorporado ao vocabulário da ciência geográfica.

Com o tempo a Geografia foi mudando e deixando de ser uma “descritora” de características físicas das paisagens e o próprio conceito foi evoluindo junto. Dessa maneira, hoje o estudo das paisagens, mais do que descrever as características físicas de uma porção da superfície terrestre, engloba também análises sobre as modificações que o homem provoca nesse espaço e reflete sobre as consequências disso.

Portanto, o conceito hoje serve como ferramenta para os geógrafos compreenderem as relações entre o homem e o espaço. Estudando as paisagens vemos como elas se transformam, identificamos quem são os principais agentes transformadores e, no caso de ser o homem, buscamos analisar suas intenções e etc.

Logo, as paisagens também estão em constante transformação e compreendê-las é o papel do geógrafo, entendeu? Isso porque, se a Geografia estuda o espaço geográfico e esse espaço é composto por componentes (objetos) e ações naturais e humanos, ele está sempre mudando.Por exemplo, as imagens abaixo mostra como a construção de Brasília, capital federal, alterou a paisagem do cerrado do Planalto Central, urbanizando-o. Cabe a Geografia então tecer uma série de considerações sobre esse processo, seus agentes e consequências.

Construção de Brasília (DF) na década de 1950 e Plano Piloto atualmente

Para saber mais sobre esse conceito-chave da Geografia e outros, fique atento no blog e nas aulas da plataforma online.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Geografia de graça no Descomplica!

💚

Até a próxima!

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Processo de Urbanização e Conceitos

Ainda tem dúvidas em Processos de Urbanização e Conceitos? Vem dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar sua prova de geografia!
artigo
Post do blog

3 problemas urbanos que têm a ver com o lixo que produzimos! Vem ver!

Os problemas urbanos estão em todos os lugares. Descubra mais sobre eles e se prepare para arrasar na sua prova de geografia (e para cuidar do meio ambiente, também)!
artigo