O que é o citoplasma? O que são organelas?

Quando falamos de célula, pensamos nos inúmeros compartimentos e funcionalidades que elas podem ter. Sendo assim, esse resumo servirá para elucidar possíveis dúvidas sobre alguns deles. Primeiramente, devemos deixar claro que o citoplasma está presente em todos os tipos celulares, como bactérias, protozoários, vegetais e animais. Já não podemos falar isso quanto às organelas. Com excessão do ribossomo, que também é encontrado em todos os tipos celulares, as outras organelas membranosas não são encontradas no Reino Monera. Com isso, quando falarmos de organelas membranosas, lembrem-se de que as bactérias não estarão incluídas. Vejamos mais detalhadamente:

Célula com citoplasma e organelas membranosas
Célula com citoplasma e organelas membranosas

Citoplasma:

Citoplasma
Citoplasma

O citoplasma é uma estrutura gelatinosa, rica em água, sais minerais, proteínas e carboidratos, onde situam-se as organelas que serão explicadas adiante. Nele ocorrem muitas reações químicas, como a glícólise (primeira quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico), por exemplo. Na região mais externa ou periférica, a consistência é mais gelatinosa, enquanto na região mais central é mais líquida. Nele também há filamentos de citoesqueleto, formados por proteínas chamadas tubulinas, que permitirão a movimentação no interior da célula, além de promoverem o seu formato. As organelas membranosas são resultado da invaginação da membrana plasmática, resultando em retículos endoplasmáticos, complexo golgiense, mitocôndria e cloroplasto, dentre outros.

Retículos Endoplasmáticos e Complexo golgiense

Retículo endoplasmático rugoso (RER) e Complexo golgiense
Retículo endoplasmático rugoso (RER) e Complexo golgiense

São cavidades membranosas que podem ser divididas em dois tipos: retículo endoplasmático liso (REL) e retículo endoplasmático rugoso (RER). Ambos fabricam substâncias e a diferença entre eles é a presença de ribossomos. No RER ou ergastoplasma são vistas rugosidades em suas membranas que possuem forma de sacos, que o fazem ser granuloso. Isso deve-se à presença de ribossomos que realizam a síntese protéica que será exportada, ou seja, enviada para fora da célula. Já no REL não há a presença de ribossomos e seu formato é tubular. Neste último são fabricados lipídeos e substâncias que levam à desentoxicação do organismo. Essas substâncias, tanto do RER quanto do REL serão envoltas e enviadas para o complexo golgiense, que empacotará e lançará para o meio externo o que foi produzido. Com isso, podemos inferir que células secretoras possuem muitos retículos e complexo golgiense.

Mitocônderia e Cloroplasto

A: cloroplasto; B: mitocôndria
A: cloroplasto; B: mitocôndria

Essas duas organelas são resultado de endossimbiose. Neste caso, anteriormente elas eram bactéria (procarionte heterotrófico) e cianobactéria (procarioto fotossintetizante), respectivamente, que foram fagocitadas, porém não foram digeridas. Ao viver dentro das células hospedeiras, passaram a conferir vantagens a estas, enquanto as células davam-lhe proteção. Conforme o tempo passou, tanto essas células fagocitárias quanto esses procariotos que viviam dentro delas passaram a ter uma interdependência tamanha que não puderam mais viver separadamente. Nesta última fase, elas não são mais consideradas procariotos (ou seja, bactéria e cianobactéria) e sim organelas. Elas funcionam em vias opostas. Enquanto a mitocôndria realiza a quebra da molécula de glicose, através da respiração celular, para que haja o fornecimento de energia para a célula, o cloroplasto forma a molécula de glicose através da fotossíntese.

Exercícios sobre citoplasma:

1. (VUNESP) No esquema estão representadas etapas,numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão
de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de
compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

2. (UDESC) Observe o esquema abaixo:

Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna.

a) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise.
b) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa
c) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função.
d) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico.
e) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória.

3. (UFMT) Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água,acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula,

a) o plasto retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada citosol.
b) o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada colóide.
c) o lisossoma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada citosol.
d) o ribossoma retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada gel.
e) o retículo endoplasmático retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada colóide.

4. (UNIFEI) Relacione as colunas em função das diferentes partes que compõem a célula:

1. Citoesqueleto
2. Lisossomo
3. Peroxissomo
4. Complexo de Golgi
5. Vacúolo
6. Mitocôndria

(  ) Relacionado à secreção celular e presente em células animais e vegetais, mas ausente em células procarióticas
(  ) Responsável pela digestão intracelular, presente apenas em células animais
( ) Protetor da célula quanto à ação de radicais livres, possuindo enzimas oxidantes
( ) Rede filamentosa de proteínas que forma uma estrutura de sustentação à massa coloidal do citoplasma
( ) Bolsa delimitada por membrana lipoprotéica, podendo ser de 3 tipos: digestivo, de suco celular e contrátil ou pulsátil
( ) Organela presente em todos os seres eucariontes, com função ligada à produção de energia para as atividades celularesA sequência correta é:

a) 4, 2, 3, 1, 5, 6.
b) 2, 4, 5, 1, 3, 6.
c) 3, 2, 1, 4, 6, 5.
d) 5, 6, 1, 4, 2, 3.

Gabarito:

1. B

2. E

3. B

4. A

Continue estudando
Post do blog

Tudo que você precisa saber sobre Citoplasma e Organelas!

Se você ainda tem dúvidas em biologia, esta é a hora de acabar com todas! Aprenda tudo sobre Citoplasma e Organelas para arrasar nas provas!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Citoplasma e Organelas

Estudar Citoplasma e Organelas ficou ainda mais fácil com esse mapa mental incrível que preparamos pra você! Confira:
artigo