
Apostamos que você já ouviu falar de globalização muitas e muitas vezes, já que é um assunto super atual, tudo a ver com os dias de hoje, além de ser bem importante em Geografia. Não é de se espantar que ele caia todo ano no Enem – é um daqueles assuntos que a gente te diz logo de cara que vai-cair-com-certeza!
Para continuar seus estudos de Globalização e garantir que você esteja manjando tudo sobre essa matéria até o Enem, confira nosso resumo completão e treine muito com exercícios selecionados de vestibulares. Partiu?
Embora muitos autores digam que a globalização teve início nas grandes navegações, foi na década de 70, com as inovações tecno-científicas, que a velocidade no fluxo de informações e mercadorias deu o salto para o que conhecemos hoje. Contudo, não foi apenas o campo da economia e da informação que foi atingido pela globalização. A política também teve sua agenda profundamente afetada, proliferaram os blocos e os organismos supranacionais, assim como a cooperação internacional entre ONG’s e de cidadãos compartilhando dados – fator importante para aumentar a visibilidade dos governos e de suas ações.
Os avanços tecnológicos da década de sessenta e setenta foram cruciais para o desenvolvimento da globalização. Inovações como a internet, os cabos de fibra ótica e os satélites possibilitaram o maior fluxo de informações em um menor período temporal, agora o mundo conseguiria comunicar-se com todas as suas partes em tempo real. Embora a globalização pareça um conceito abstrato, é importante notar que estas inovações correspondem a sua base infra-estrutural, sem ela seria impossível um mundo globalizado.
A globalização possui diversos atores que a possibilitam e que interagem entre si, criando novos arranjos no cenário mundial. Cada um deles tem sua importância e suas características singulares no processo da mundialização. Citada anteriormente, a infra-estrutura técnica, típica da terceira revolução industrial, é entendida como um ator da globalização, porém ela não é a única. Os Estados Nacionais, as Empresas, as ONG’s, os Organismos supranacionais e o Mercado Financeiro também são importantes agentes deste fenômeno.A infra-estrutura técnica é responsável por apresentar as possibilidades da globalização: a tecnologia da informação através da internet reconfigurou a maneira como os seres humanos se relacionam e observam o espaço, hoje imagens e vídeos podem correr o mundo inteiro através da internet, tornando a divulgação de notícias mais rápida e menos polarizada. Porém, é importante relativizar o acesso a internet e as tecnologias da informação, já que grande parcela da população mundial ainda tem problemas para utilizar estas ferramentas.
Os Estados Nacionais são importantes atores nos processos de globalização. São eles que possuem soberania territorial no país, assinam tratados econômicos e decidem o que entra ou sai daquele território, o controle alfandegário, as taxas de importação/exportação e o controle migratório são algumas das ações de um Estado que influenciam a Globalização
As empresas estão presentes no nosso cotidiano através de seus produtos, investimentos, propaganda e empregos. No mundo globalizado, as empresas têm um importante papel ao criar um padrão de consumo e desfragmentar a sua produção ao redor do globo, criando uma rede de produção global, típica da terceira revolução industrial.
Os organismos não governamentais são importantes grupos que não surgiram com a globalização, mas certamente a globalização alterou suas estratégias de atuação. Hoje as ONG’s, assim como as empresas, organizam-se em redes globais de atuação, demandas e de troca de informações, principalmente as voltadas para o meio ambiente, como a WWF e o Greenpeace.
Os organismos supranacionais como os blocos econômicos, OMC, OMS e os fóruns internacionais são importantes para a criação de uma escala acima da nacional, a escala global, para tomada de decisão, mediação e deliberação.
O Mercado Financeiro é um relevante ator no atual estágio da globalização, pois, através dele, o fluxo de capital atinge proporções inimagináveis – o dinheiro investido hoje no Brasil amanhã pode estar na França e depois regressar ao Brasil. O capital financeiro possuí uma relativa liberdade para transitar pelo globo e, por isso, o mercado financeiro constitui-se em um dos principais agentes da globalização, gerando impactos espaciais, sociais e econômicos em diferentes escalas
1. (ENEM 2009 – Prova Cancelada)
Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo: Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:
a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.
2. (ENEM 2009) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas.
(Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)
O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas — chamadas “maquiladoras” — situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.
A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que
a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-
e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.
3. (UERJ 2013/2)
A crítica feita nos quadrinhos se relaciona com uma contradição do capitalismo globalizado, o qual se caracteriza simultaneamente por:
a) elitização do acesso digital – popularização das mídias alternativas
b) requinte dos sistemas produtivos – declínio dos regimes democráticos
c) manipulação dos padrões técnicos – simplificação dos métodos de gestão
d) consumo de produtos sofisticados – exploração da força de trabalho fabril
Para acompanhar mais vídeos do Quer que eu desenhe? e entender os assuntos mais importantes do Enem bem desenhadinhos e explicados tim tim por tim tim, se inscreve no nosso canal! Quem está inscrito assiste os vídeos novos primeiro 😀