O Ebola pode te ensinar os conceitos de Endemia, Epidemia e Pandemia. Duvida?

“A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica”

Fonte: G1.

O trecho acima pertence a uma matéria publicada no site da Globo, que se refere à doença Ebola como uma epidemia!

Vamos descobrir o porquê?

Essa doença tem sido bastante exposta na mídia e pode também ser um tema abordado em questões do ENEM 2014. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o Ebola e as diferenças entre os conceitos de Endemia, Epidemia e Pandemia.

Ebola é uma doença causada por vírus que foi descoberta em 1976, no Congo, graças a surtos simultâneos que ocorreram próximos ao Rio Ebola, que dá nome à doença. O vírus apresenta 5 cepas (linhagens), o mais letal deles, chamado Zaire, é predominante na epidemia. A doença não possui vacina e apresenta taxa de mortalidade de até 90%.

Sua origem é desconhecida, mas cientistas acreditam que o morcego-da-fruta seja provável hospedeiro. Pode ser contraída de humanos e animais através de contato com sangue, urina, suor e outros fluidos corporais contaminados. Não pode ser transmitida pelo ar!

Pode apresentar como sintomas graves erupções cutâneas, interrupção do funcionamento dos órgãos, deficiência renal, sangramento interno e externo que podem levar à morte. Quando uma pessoa é infectada pelo ebola, em até dez dias ou ela morre ou o organismo começa a combater o vírus. No combate à doença, os pacientes são isolados, sua alimentação é acompanhada por médicos, com grande ingestão de líquidos, além de remédios para combater e amenizar sintomas!

Por que o Ebola poderia ser considerado uma Epidemia? Para ser considerada uma Epidemia, tal doença deve apresentar grande número de casos em curto período de tempo. O vírus ebola se espalha rapidamente pela África e atinge hoje 5 países (Serra Leoa, Senegal, Guiné, Libéria e Nigéria) e entre Março e Outubro desse ano foi responsável pela morte de quase 5 mil pessoas!

Já o que define o caráter endêmico de uma doença é o fato de a mesma ser peculiar a um povo, país ou região, com poucos números de casos ao longo do tempo e cuja incidência se prende à ocorrência de determinados fatores locais. E a Pandemia se refere a uma epidemia de grandes proporções, que se espalha em vários países e mais de um continente! Como por exemplo, a “gripe espanhola”, que se seguiu a I Guerra Mundial, nos anos 1918-1919 e que causou a morte de cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo!

Curtiram? Não deixem de comentar e tirar as suas dúvidas sobre o assunto! :]

Continue estudando
Post do blog

10 Doenças Causadas Por Bactérias que Você Precisa Saber Para o ENEM

Presentes em todos os ambientes, as bactérias são invisíveis a olho nu e podem fazer mal à nossa saúde. As doenças causadas por bactérias – chamadas patogênicas – existem desde o início da humanidade e já foram responsáveis pelo assolamento de cidades inteiras, como aconteceu com a peste bubônica.
artigo
Post do blog

10 mitos da Biologia que podem te ajudar a passar no vestibular!

Já ouviu falar que manga com leite mata? Que entrar na piscina depois do almoço faz mal? Ou que comer chocolate dá espinha? Com certeza alguma dessas coisas você já ouviu sua mãe dizendo.  Mas sabemos que mãe é mãe e tudo que elas fazem é pensando no nosso bem. 💖 Brincadeiras a parte, preste atenção: na hora de estudar para o vestibular, esses mitos podem acabar de atrapalhando. O nome já está dizendo, são “mitos”.
artigo