Modelo de Redação: Papel da internet na redação da pirataria

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você no Plano de Estudos da Semana 14? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feita pelo monitora Maria Carolina, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema: O papel da internet na redução da pirataria no Brasil


A Terceira Revolução Industrial, impulsionada pelo vigente sistema capitalista, proporcionou ao indivíduo maior acessibilidade aos meios de comunicação. A internet, ao longo dos anos, desenvolveu uma função expressiva como difusora de informações. Essa permitiu também a propagação de produtos e serviços sem a autorização, ferindo os direitos autorais. Entretanto, com a iniciativa de algumas empresas do setor de entretenimento, vem se mostrado cada vez mais uma aliada no combate à pirataria.

Uma parcela significativa da sociedade brasileira tornou-se consumidora assídua de produtos e arquivos pirateados pela internet. O convite ao desvio é tentador, pois os custos de serviços estabelecidos por grandes nomes do ramo não atendem às necessidades da classe mais baixa, como também não acompanham com a mesma velocidade os lançamentos de filmes e séries do momento. Em razão disso, a ausência de conhecimento sobre a quebra de direitos autorais, a retirada de lucro do mercado produtor e o estímulo indireto ao crime organizado são consequências desse tipo de consumo.

Com o objetivo de reverter tal situação, algumas empresas comprometidas com a legalização de direitos não só ajudam a diminuir a pirataria no Brasil como também impulsionam o consumo de conteúdos enriquecedores. A empresa americana Amazon, por exemplo, oferece livros em versões digitais, comercializados legalmente e com preço acessível. Além de favorecer a disseminação do conhecimento, a iniciativa também é um estímulo à leitura.

Desse modo, para que haja uma aderência total dos navegantes aos meios legais de compartilhamentos, é necessário que a mídia esclareça aos cidadãos os riscos da pirataria e que o setor público intervenha, a fim de fiscalizar e punir os produtores desses males. Assim, o papel da internet como portador de informações, cumprirá ainda, como modelo de propagação de valores éticos a serem seguidos pela sociedade brasileira.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?