Modelo de Redação: Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo

Modelo de Redação: Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você na semana 17? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feito pela monitora Bruna Saad, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação.

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo.


Educar para consumir

A revolução industrial foi marcada pela excedente produção. Desde então, a lógica capitalista é aumentar o poder de consumo da população, estimulando a forma de gastar dos indivíduos. Além disso, com os avanços tecnológicos e dos meios de comunicação, surge o fenômeno da globalização e, com ele, a propaganda, principal responsável pelo consumo exagerado. No entanto, estimular o consumo, sem conscientizar os consumidores, tem acarretado diversos problemas sociais e ambientais.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os impactos da propaganda na desigualdade social. Um dos fatores que contribuíram para o aumento do consumo foi a ascensão da classe C. Muitas dessas pessoas, que antes viviam marginalizadas, compram exageradamente, a fim de minimizarem a exclusão. Como a mídia e a propaganda são responsáveis por impor um padrão vida, boa parte da população gasta mais do que pode para se enquadrar nos moldes de uma sociedade dita perfeita. Entretanto, deve ser levado em consideração, também, o fato de o âmbito da publicidade gerar empregos em diversas áreas, dando, assim, oportunidades a muitas pessoas.

Ademais, é imprescindível destacar os impactos ambientais causados pelo consumo exagerado incitado pela propaganda. O fenômeno chamado obsolescência programada consiste na prática de alguns produtores de desenvolver produtos com vida útil inferior à permitida pela tecnologia, motivando, assim, os consumidores a comprarem um novo modelo em pouco tempo. A propaganda tem papel fundamental nesse fenômeno, pois faz com que o indivíduo queira adquirir um novo produto, mesmo que não precise. Essa troca aumenta a produção de lixo, principalmente eletrônico. Além disso, o estímulo de produção gera mais gastos de energia e emissão de gases poluentes.

Fica claro, portanto, que o consumo é um hábito enraizado. Mesmo que a publicidade tenha aspectos positivos, é preciso educar a sociedade quanto à questão do consumismo. Cabe à família controlar os gastos dos seus filhos desde cedo, não dando a eles o que não for necessário. A reciclagem e as orientações sobre os hábitos de consumo devem ser introduzidas na vida escolar, assim como o governo deve investir mais em pesquisas sobre desenvolvimento sustentável e, em parceria com a mídia, trabalhar a ideia de compra responsável, de forma que não haja desperdícios. Dessa maneira, minimizaremos os problemas sociais e ambientais.

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