Modelo de Redação: O "jeitinho brasileiro" em discussão

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: O “jeitinho brasileiro” em discussão


Uma lei em desuso

Em ”O que é o Brasil?”, ensaio escrito em 2006, o antropólogo Roberto da Matta discorre sobre a identidade da nossa pátria considerando os aspectos mais populares e, claro, um tema recorrentemente debatido não ficou de fora: o famoso ’’jeitinho brasileiro’’. Embora a expressão esteja também relacionada à capacidade de o povo tupiniquim se adaptar às situações mais inesperadas, é o aspecto negativo que se sobressai, uma vez que muitos buscam obter vantagens pessoais transgredindo regras.

A violação das convenções sociais, além de configurar um desvio de conduta, está na contramão dos ideais igualitários desejados por todos. Em um momento em que casos de corrupção envolvendo o governo ganham espaços na mídia, faz-se necessária uma análise das nossas condutas diárias. Para contribuir com essa reflexão, o Conselho Nacional de Justiça lançou, no ano de 2013, uma campanha com o intuito de estimular o cidadão a adotar posturas mais éticas em situações cotidianas, nas quais comportamentos desonestos passam muitas vezes despercebidos.  Ao trazer à tona ações tidas como irregulares, o CNJ lançou um convite à honestidade, valor este que nos dias de hoje encontra-se cada vez mais escasso.

Mudar esse quadro é importante também para desconstruir o rótulo de malandro que acompanha o brasileiro e que é tão prejudicial à imagem do nosso país lá fora. Aqui mesmo, inclusive, esse estereótipo foi usado em diversas obras brasileiras, como em Macunaíma, “o herói sem caráter”, de Mário de Andrade, e Memórias de um Sargento de Milícia, de Manual Antônio de Almeida, na qual o personagem Leonardo apresenta um caráter duvidoso. Essa representação ultrapassou nossas fronteiras e chegou aos estúdios da Disney, com a criação do famoso Zé Carioca. Dessa forma, a famosa “esperteza” do povo brasileiro passou a ser uma das características mais divulgadas no exterior, contribuindo, assim, para perpetuar uma imagem pejorativa, que precisa ser apagada.

Fica claro, portanto, que a cultura negativa do ‘’jeitinho brasileiro’’ deve ser combatida. Para tanto, é primordial que haja, por parte do governo, maior rigor e punição àqueles que praticam atos ilícitos; cabe ao indivíduo lutar por uma sociedade que privilegie a todos, sem nenhuma transgressão; à família propagar entre seus membros valores como o respeito e a honestidade e à mídia promover discussões que levem à reflexão de que uma sociedade justa somente será possível por meio de comportamentos éticos.  É preciso, cada vez mais, evitar que a Lei de Gérson, que prega que “o importante é levar vantagem em tudo’’, se torne prática corriqueira.

Continue estudando
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?
artigo