Modelo de Redação: Dissertação argumentativa – Inspiração

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você na Semana 41? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feito pela monitora Bruna Saad, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: Dissertação Argumentativa – Inspiração.


Definir é limitar

É possível afirmar que não há definição plenamente correta e completa para explicar de onde vem a inspiração. Há quem acredite que seja um sentimento proveniente do nosso inconsciente, que surge em momentos inesperados. Por outro lado, existem aqueles que admitem a necessidade como forma de inspiração. Nesse sentido, precisamos parar e pensar como isso se aplica em nossa rotina.

Esse sentimento que nos envolve e surge de maneira tão inesperada continua sendo um mistério para a humanidade. No entanto, ele é necessário em todos os momentos do nosso cotidiano. Até para levantar da cama e começar um novo dia, é preciso inspiração. Cada indivíduo procura busca-la de diferentes maneiras. Há pessoas inspiradas pela natureza, outras, pela fé e religião. Um filme, um livro, uma conversa também podem ser fontes de inspiração. No geral, os que defendem esse sentimento como algo totalmente imprevisível acreditam que os cenários ideais como ponto de inspiração são aqueles que proporcionam sensações agradáveis.

Em contrapartida, há a ideia de que a inspiração não é algo totalmente inesperado, e nem deve ser encontrada somente a partir de sensações agradáveis. A necessidade, por exemplo, pode ser uma fonte de inspiração. Sabendo que a vida sem a lâmpada era muito difícil, a necessidade de luz elétrica fez com que Thomas Edison se inspirasse para criar um modelo que suprisse aquela carência. Recorrer a invenções antigas também é uma forma de recriar novos modelos, tanto tecnológicos quanto artísticos. Logo, todo gancho pode levar a uma grande ideia.

Fica claro, portanto, que a força mística por trás da inspiração, assim como a necessidade de determinados recursos, são juntas, as fontes inspiradoras do ser humano. É possível fazer algo sem inspiração? Muitas vezes, não só é possível como é normal agirmos dessa maneira. No entanto, o resultado não é como gostaríamos. Se pudéssemos definir o que é inspiração, provavelmente esse sentimento deixaria de ser tão especial.

Continue estudando
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?
artigo