Modelo de Redação: Dissertação – A melhor maneira de lidar com a dor da perda

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você na Semana 45? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feito pela monitora Bruna Saad, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: Dissertação – A melhor maneira de lidar com a dor da perda.


Um passo de cada vez

Inúmeras situações na vida transmitem a ideia de um mal sem solução. Frequentemente, elas envolvem perdas ou grandes mudanças, como o fim de um relacionamento, a mudança de cidade, etc. No entanto, as situações mais dolorosas são aquelas relacionadas à morte de alguém. Apesar de os indivíduos sentirem e reagirem de formas diferentes, a dor de uma perda é, quase sempre, irreparável. Resta-nos saber qual a melhor maneira de lidar com a situação, a fim de superá-la.

Todas as pessoas passarão, inevitavelmente, por uma situação dolorosa. Ao lidar com uma perda, há quem prefira reprimir os sentimentos e fingir que está tudo bem. Outros, para fugir do emocional, tentam questionar razões, ou ainda são práticos, procurando, sempre, ocupar o tempo para não refletir sobre o que aconteceu. Porém, negar e mascarar a lástima não é o mesmo que eliminá-la. Encarar a dor não significa demonstrar fraqueza, mas sim o primeiro passo para superá-la.

Em contrapartida, há os indivíduos que optam por aceitar, desde o início, a circunstância dolorosa. É preciso entender que a perda é real e irreversível. Para isso, é importante conversar com outras pessoas, manter lembranças boas, enfrentar os sentimentos de culpa e revolta e, principalmente, não se isolar. Muitas vezes a ajuda profissional é a melhor alternativa, pois trabalha todos os passos para a superação.

Como enfrentarmos a perda? Este é um assunto que muitos tentam evitar, mas é algo que deve ser encarado. Fica claro, portanto, que negar o luto não é a melhor opção, sendo apenas uma forma de adiar o sofrimento. Aceitar e enfrentar, desde o primeiro momento, é o segredo para superar o luto e voltar a viver normalmente, guardando apenas as lembranças boas.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?