Modelo de Redação: Carta-convite – Violência na escola

Modelo de Redação: Carta-convite – Violência na escola

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você na semana 43? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feito pela monitora Maria Carolina, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação.

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: Carta-convite – Violência na escola.


Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2016

Prezados responsáveis, alunos, pais e funcionários da escola

Devido aos frequentes casos de violência ocorridos em nossa escola, nós, estudantes do 1ª ano do Ensino Médio convidamos toda a comunidade a participar da próxima reunião de pais e mestres. Acreditamos que é possível a construção de um âmbito estudantil mais unido e que reflita e debata – em conjunto – estratégias para solucionar o clima de desarmonia e instabilidade que se instaurou no convívio escolar.

Confiamos que o diálogo e a troca de opiniões são as melhores formas de estabelecer pontos de partidas para alterar e extinguir as manifestações de violência. Com o intuito de procurar novas orientações pedagógicas, encontramos a matéria “Conversar para resolver conflitos”, na página online “Gestão Escolar”. A partir de sua leitura, a professora de Psicologia Educacional da Unicamp, Telma Vinha, explica que a comunidade escolar deve atuar como mediadora de conflitos; em outras palavras, implantar espaços para a fala e a troca de vivências são fundamentais para a identificação de conflitos e a prevenção de agressões.

Além disso, a matéria evidencia que, por meio do diálogo, as elaborações de soluções pacíficas são capazes de promover a reflexão sobre aqueles que cometem ações penosas e, ainda, a criação de medidas alternativas que não incitem a repressão e contornem a violência. A presença de todos é imprescindível para a busca de melhorias das relações interpessoais, tal como, a construção do respeito ao próximo e o despertar do senso crítico e atuante sobre a realidade que vivemos. Nosso encontro está marcado para o dia 19 de dezembro de 2016, às 17:00 horas, na sala de reuniões do bloco A.

Reforçamos a importância dessa reunião, a fim de que possamos implementar novas estratégias para o ano letivo de 2017 e desviar das fragilidades vivenciadas em 2016. Juntos somos mais fortes. Contamos com a sua participação.

Atenciosamente,

alunos das turmas A e B do 1º ano do Ensino Médio.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?