Modelo de Redação: Armamento Civil – Problema ou solução no Brasil atual?

Modelo de Redação: Armamento Civil – Problema ou solução no Brasil atual?
Modelo de Redação: Armamento Civil – Problema ou solução no Brasil atual?

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você no Plano de Estudos da Semana 31? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feita pela monitora Gianne Frade, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: Armamento Civil – Problema ou solução no Brasil atual?


Todos os dias, ao acompanharmos as notícias nos jornais, nos deparamos com o fato de que a violência já é parte da nossa rotina. Assaltos, assassinatos, sequestros, tudo isso nos deixa com uma sensação de insegurança permanente, já que as tentativas de diminuir a frequência desses episódios têm sido ineficazes. Esse contexto gera debates sobre o armamento civil, o que diminuiria a falta de segurança e, mais ainda, a sensação de impotência do cidadão. No entanto, esse recurso se mostra eficiente somente na teoria, já que, na prática, não solucionaria o problema, gerando outros, ainda mais preocupantes.

É importante, primeiramente, pensar que a questão da violência no Brasil é muito profunda e está calcada em outras questões, como a desigualdade social, o sucateamento da educação pública e o mau tratamento que o trafico de drogas recebe pelo nosso governo. Isso significa dizer que armar a população não resolve nem um terço do gigante problema que temos em mãos, já que o indivíduo que comete um crime representa somente a ponta de um enorme iceberg. Defender-se de um assalto, por exemplo, não significa, necessariamente, estar seguro, uma vez que a nossa insegurança não é causada por crimes isolados, mas por uma estrutura que os sustenta.

Além disso, quando analisamos as possíveis consequências desse recurso, encaramos uma série de problemas que agravariam o estado de violência que estamos vivendo, já que, fatalmente, usaríamos as armas em outros contextos além da defesa pessoal. Nos EUA, por exemplo, onde o porte e compra desses artigos não tem grande restrição, são comuns os casos de assassinatos ou mesmo de chacinas promovidas por civis. Casos como o recente assassinato coletivo na Carolina do Sul, em que nove pessoas negras foram vítimas de racismo, levado às ultimas consequências, provam que facilitar o acesso da população não é uma boa alternativa.

Fica claro, portanto, que o armamento de civis não deve ser uma opção a ser considerada, já que se mostra um recurso perigoso e nocivo a toda a sociedade, além de não representar uma solução para o problema da violência. Desse modo, cabe a nós, cidadãos, e ao Estado pensar coletivamente nessa solução, buscando resolver a questão desde a raiz, desfazendo sua estrutura por meio da escola, das polícias e das políticas públicas e sociais. Só assim deixaremos de mascarar o problema e passaremos a solucionar.

Continue estudando
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?
artigo