Modelo de Redação: A mídia como espaço de debate na sociedade brasileira

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: A mídia como espaço de debate na sociedade brasileira


Espetacularização midiática?

O vigente sistema capitalista – em aliança ao poder midiático – entusiasma os cidadãos tupiniquins a uma série de hábitos que os incitem ao consumo, à ascensão individual e à uma perspectiva padronizada conferida pelos meios de comunicação. Esses carregam um alto poder persuasivo, no entanto, também contribuem para fomentar debates à população sobre problemas sociais e ao rompimento de pensamentos arcaicos.

Segundo Theodor Adorno, a chamada “Indústria Cultural” promove uma mídia que impulsiona a economia. Nesse sentido, a criação de séries, filmes e programas televisivos geram um conteúdo que satisfaça a seu público alvo, como também, vale desses meios de comunicação com fins propagandísticos para alcançar, cada vez mais, um maior legado de seguidores. Por exemplo, a série “The Big Bang Theory” utiliza uma estratégia de marketing que associa o desejo de consumo a produtos do mundo “geek” (gíria utilizada a jovens que gostam de tecnologias e filmes de ficção) à total felicidade e contemplação dos personagens, ainda que isso produza um efeito humorístico.

Entretanto, a mídia também atua como veículo de informação, vide os telejornais e revistas que proporcionam uma discussão ao leitor sobre problemas sociais da sociedade contemporânea. As redes sociais contribuem para essa abertura ao debate, como visto nas eleições presidenciais de 2014, em que o posicionamento sobre os futuros governantes do país fez com que os internautas adquirissem um senso crítico sobre a situação social e econômica e, a somar, estimulou uma participação política dos jovens. Além disso, a recente conquista do casamento homo afetivo no Brasil, aprovado pelo Supremo Tribunal e a inserção de novelas que refletem essas questões ajudam a romper com os ideais de uma sociedade conservadora.

Torna-se evidente, portanto, que o poder de propagação da mídia veicula-se a interesses capitalistas. Cabe, então, a inserção de projetos educacionais e culturais à população, incentivando o debate sobre os reflexos da persuasão de nossos costumes, a fim de que os indivíduos não sejam moldados por valores mercantis. Ademais, os meios de comunicação devem se responsabilizar pelo conteúdo transmitido e atuar em produções que estimulem o interlocutor a questionar sobre valores arcaicos e propague valores éticos e democráticos. Assim, a reformulação da Indústria Cultural de Adorno possibilitará ao brasileiro um maior empoderamento de suas ideias e hábitos.

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