Média, Mediana e Moda: 3 M’s que você precisa saber para o ENEM

Fique por dentro de tudo sobre Média, Mediana e Moda!

Essas 3 medidas de centralidade e dispersão são muito evidentes no ENEM, e não há nada de absurdamente difícil nelas. Pelo contrário: são assuntos simples e, agora, vão ficar ainda mais simples! É ler essa lista e ter certeza que vai acertar todas as questões desse assunto. Em estatística, estuda-se o comportamento dos eventos analisados em uma amostra, a fim de se observar padrões. Então, vocês vão aprender tudo sobre média, mediana e moda pra usar no ENEM. Vamos lá!

1- Média:

Média nada mais é do que o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Existem vários tipos de média, como a média ponderada, a média harmônica, a média geométrica, etc. Mas, aqui, você verá somente o que cai no ENEM, assim fica mais fácil né?!

2- Mediana:

Divisa que separa a parte superior da parte inferior de uma amostra. Mediana também pode ser vista como a reta que passa pelo valor médio, uma reta que separa os dados em duas metades, a fim de analisar os dados de  forma qualitativa.

Mas o que isso quer dizer? Você tem que pegar o ponto central de uma distribuição de pontos. Olha só:

Deu para entender que a mediana será sempre o evento central, independente do valor?

3. Moda

Moda é mais simples ainda. Quando alguém fala que algo está na moda, você sabe o que isso significa? Por exemplo: “Vocês viram a nova moda de bermudas? Agora todas vem com uma estampa do Bob Marley”.

Moda é sempre o que mais aparece, o que tudo mundo faz ou usa. Logo, moda é o evento que ocorre com maior frequência.

Continue estudando
Post do blog

Nós te ajudamos a calcular a sua média do ENEM, confira!

Você sabia que a nota média do ENEM é de 500 pontos? Mas, em programas como o Sisu e ProUni, para cada curso e para cada universidade há uma média e pesos que você deve atingir, que formam a nota de corte. Você já pode calcular a sua, com base no seus resultados individuais no ENEM, divulgados essa semana,  e nos pesos adotados pela sua universidade para o curso que você deseja fazer (você pode consultar esses pesos nos editais das universidades).  Basta preencher a calculadora abaixo com os dados necessários para tirar a sua média:
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estatística

Não deixe matemática complicar sua vida! Descomplique com este mapa mental maneiro e saiba tudo para arrasar na sua prova de estatística! :3
artigo