Matemática: Triângulo - Lei Angular, Congruência e Classificação

Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre Triângulo, Lei Angular e Congruência? 😉

Hoje tem aula ao vivo de Matemática, sobre esse assunto, com os professores PC Sampaio e Alex Amaral! Não perca: confira os horários das aulas e o material de apoio aqui embaixo e garanta a sua vaga nessa turma que deixa os concorrentes para trás! 😀

Matemática: Triângulo – Lei Angular, Congruência e Classificação

Turma da Manhã: 10:15 às 11:45, com o professor PC Sampaio

Turma da Noite: 19:45 às 20h45, com o professor Aleks Amaral

Faça download dos materiais de apoio! É só clicar aqui embaixo! 😀

Lista de Exercícios

Material Aula ao Vivo

1. (Enem) Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.

A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é

a) 3
b) 5
c) 6
d) 8
e) 10

GABARITO

1. A

Lista de Exercícios

1. (Espm) Um avião voava a uma altitude e velocidade constantes. Num certo instante, quando estava a 8 km de distância de um ponto P, no solo, ele podia ser visto sob um ângulo de elevação de 60° e, dois minutos mais tarde, esse ângulo passou a valer 30°, conforme mostra a figura abaixo.

A velocidade desse avião era de:

a) 180 km/h
b) 240 km/h
c) 120 km/h
d) 150 km/h
e) 200 km/h

2. (Uece) No triângulo OYZ, os lados OY e OZ têm medidas iguais. Se W é um ponto do lado OZ tal que os segmentos YW, WO e YZ têm a mesma medida, então, a medida do ângulo YÔZ é

a) 46°
b) 42°
c) 36°
d) 30°

3. (Enem) Um programa de edição de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construiu uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relação ao ponto O.

A imagem que representa a nova figura é:

4. (G1 – Utfpr) Um triângulo isósceles tem dois lados congruentes (de medidas iguais) e o outro lado é chamado de base. Se em um triângulo isósceles o ângulo externo relativo ao vértice oposto da base mede 130°, então os ângulos internos deste triângulo medem:

a) 10°, 40° e 130°
b) 25°, 25° e 130°
c) 50°, 60° e 70°
d) 60°, 60° e 60°
e) 50°, 65° e 65°.

GABARITO

1. B

2. C

3. E

4. E

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