Mapa Mental: Tabela Periódica

Quer saber tudo sobre a Tabela Periódica? Vem cá dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar a sua prova de química!

Segundo o Wikipédia, calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias. Temos os dias juntos de sete em sete, o que indica uma semana. Temos colunas assinalando todos os números de uma mesma terça feira, por exemplo. Um dado dia há algum tempo atrás, alguns cientistas propuseram que os elementos químicos fossem também organizados em colunas e linhas. Criou-se então a Tabela Periódica dos Elementos. Nesta tabela, encontram-se informações fundamentais para os elementos, bem como Propriedades fixas. Estudaremos aqui nesse resumo a organização da tabela e suas propriedades.

Na tabela de Mendeleyev (imagem acima) os elementos eram distribuídos em linhas e os semelhantes permaneciam nas mesmas colunas verticais: a tabela era distribuída de acordo com a massa atômica em ordem crescente. Mais tarde, o físico inglês Moseley entendeu que os elementos variavam periodicamente em função dos seus números atômicos.

A tabela periódica atual está dividida da seguinte maneira:

  • Períodos: Linhas horizontais da tabela, no total são sete. Em termos de distribuição eletrônica, o período refere-se às camadas de um átomo eletricamente neutro (estado fundamental).
  • Famílias ou Grupos: Linhas verticais da tabela, no total são dezoito. Atualmente os grupos são identificados pelos números de 1 a 18, contudo, há a maneira mais antiga e ainda usual: divisão em sub-grupos ou famílias.

QUER SABER MAIS SOBRE A TABELA PERIÓDICA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Continue estudando
Post do blog

Tabela Periódica: Organização e Propriedades

Ainda fica perdido na Tabela Periódica? A gente te ajuda! Vem cá e garanta sua nota 10 na sua prova de química!
artigo
Post do blog

Quais são as principais relações numéricas que usamos na Química?

Massa atômica, massa molecular, massa e volume molar: você sabe como calcular essas relações numéricas e químicas? A gente te ensina tudo nesse resumo!
artigo