Mapa Mental: Processos Geomorfológicos – Vulcanismo e Sismicismo

Acabe com todas as suas dúvidas sobre vulcões e terremotos! Confira este mapa mental sobre Vulcanismo e Sismicismo e fique fera em geografia <3

Ambos os processos têm origem na dinâmica interna da Terra e mantém estreita relação entre si. Isso porque a atividade vulcânica pode ocasionar sismos no momento em que o magma é expelido por uma alta pressão, assim como os tremores de terra podem gerar fraturas na Terra levando à ocorrência de atividade vulcânica. Ou seja, sismicidade e vulcanismo são resultantes da interação entre placas tectônicas e esculpem e/ou formam o relevo da Terra.

Vulcanismo é o nome dado ao processo geológico que ocorre no interior da Terra e que alcança a superfície terrestre. Neste processo, há o extravasamento do magma por uma abertura na superfície terrestre, chamada de vulcão, estrutura geralmente cônica e montanhosa. Cabe destacar que o magma, ao chegar à superfície, é chamado de lava.

A maioria dos vulcões surgem nos limites entre placas tectônicas, já que, nos limites entre placas, ocorre uma movimentação causada pelas correntes de convecção do magma. Isso possibilita que, nesta área de instabilidade tectônica, seja possível o extravasamento do magma.

Um exemplo claro disso é o Círculo de Fogo do Pacífico, também conhecido como Anel de Fogo do Pacífico, uma área a oeste do continente americano e a leste do continente euroasiático, muito conhecida pelas ocorrências de tremores de terra e atividade vulcânica, além da possibilidade de tsunamis. Nesta área, há o encontro de diversas placas tectônicas, razão pela qual 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões do planeta ocorrem nesta região.

QUER SABER MAIS SOBRE VULCANISMO E SISMICISMO? CONFIRA NOSSO RESUMO!

Hoje, vamos te explicar como um vulcão funciona, desde a sua origem até os seus efeitos. Para isso, escolhemos três importantes etapas do processo de vulcanismo.

A atividade vulcânica, antes de ser vista na superfície terrestre, é precedida por alguns processos. No interior da Terra, o magma se movimenta no que chamamos de câmara magmática, uma espécie de bolha localizada no manto, isto é, a camada interna da Terra. Esta câmara se localiza abaixo do vulcão.

SAIBA QUE TRÊS ETAPAS SÃO ESSAS CLICANDO AQUI! CONFIRA ESTA LISTA QUE VAI SALVAR SUA PROVA!

Continue estudando
Post do blog

Terremoto e vulcão: aprenda sobre vulcanismo e sismicismo aqui!

Fique por dentro de todas as tretas sobre vulcões e terremoto!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Erosão e Intemperismo

Não vá fazer sua prova de geografia com dúvidas! Confira este mapa mental e fique por dentro de tudo sobre erosão e intemperismo para se dar bem! 😀
artigo