Mapa Mental: Primeira República Brasileira

História por meio de mapa mental? Sim, é possível! Confira esse mapa mental incrível sobre a Primeira República!

Apesar de a monarquia brasileira ter experimentado um momento de equilíbrio e solidez, devido à conciliação entre liberais e conservadores, esse momento não muito se demorou, tendo início a crise da monarquia brasileira.

A oposição: isolamento monárquico

Questão Religiosa: Beneplácito – todas as ordens papais deviam passar por D. Pedro II, o que trouxe a insatisfação da Igreja Católica e a necessidade de busca da mesma por um Estado laico.

Questão Militar: insatisfação militar devido ao não cumprimento das promessas pós-guerra do Paraguai e devido à quase ausente participação de militares na política.

Questão Oligárquica: elite modernizada estava insatisfeita com a ausência de infraestrutura do Oeste Paulista e possuíam reduzida participação política.

Construindo a República

Foi a partir da década de 1860 que tiveram início os questionamentos quanto à nossa monarquia, questionamentos diretos ao imperador Pedro II e suas “intenções” para com o Brasil. Foi então, devido a essa insatisfação que se deu início a busca por uma nova forma de governo. Começou a partir daí o movimento republicano brasileiro. Foi elaborado então o “Manifesto Republicano” (1870), que declarava oficialmente a oposição à monarquia.

QUER APRENDER MAIS SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA? LEIA ESTE RESUMO NA ÍNTEGRA!

Não deixe de resolver também questões de vestibular sobre a Primeira República Brasileira! Prepare-se para gabaritar o Enem e vestibulares! 🙂

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Construção da Primeira República Brasileira

Leia o resumo “Como ocorreu a construção da primeira república brasileira?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Como ocorreu a construção do Estado Brasileiro? (1808-1831)

Quer saber tudo sobre a Construção do Estado Brasileiro? Dê uma olhada neste resumo e fique por dentro de tudo para arrasar na sua prova de história!