Entender o que é Histologia Vegetal é um passo importante para os estudos de biologia, especialmente da Botânica. A área, responsável pelo estudo dos tecidos (conjunto de células que são morfologicamente idênticas) vegetais, incluindo a organização, características e estruturas de todos os tecidos das plantas.
As plantas apresentam duas formas de crescimento, o primário e o secundário. O primeiro diz respeito à sua altura e o secundário apenas a sua espessura. Nem todas elas crescem das duas formas e nomeamos as que tem apenas o primeiro crescimento como monocotiledôneas.
As células que formam os tecidos meristemáticos não são diferenciadas, ou seja, todas podem dar origem a outros tipos de células. Elas sofrem sucessivamente o processo de mitose e tempos depois conseguem se diferenciar em tecidos meristemáticos.
Os tecidos meristemáticos estão presentes na região na qual ocorre a multiplicação celular e são responsáveis pela formação do que conhecemos como tecidos permanentes.
Responsáveis pelo crescimento (altura) do vegetal e é encontrado na gema apical, gemais laterais do caule e em toda a extensão do caule, incluindo a raiz.
São divididos em três:
Responsável pelo crescimento da espessura da planta, ele é dividido em dois: felogênio e câmbio. O primeiro é responsável por originar a feloderme e o suber, já o segundo pelos floemas secundários e xilema.
Conhecidos também como tecidos permanentes eles são classificados de acordo com sua funcionalidade: condução, sustentação, preenchimento e revestimento
LEIA MAIS SOBRE ANGIOSPERMAS COM ESTAS SEIS DICAS INDISPENSÁVEIS PARA SUA PROVA DE BIOLOGIA! CLIQUE AQUI E CONFIRA!