
Lipídios são substâncias que possuem como principal característica a insolubilidade em água e a solubilidade em determinados solventes orgânicos. A sua insolubilidade é devido ao fato de essas moléculas não apresentarem carga elétrica (são apolares) e, graças a isso, não possuem afinidade com moléculas polares como a água (hidrofobia).
Glicerídios: são os lipídeos mais encontrados nos alimentos, sendo representados pelos óleos e pelas gorduras. São formados pelo glicerol ( álcool de 3 carbonos e 3 moléculas de ácido graxo).
Se os ácidos graxos forem todos de cadeia saturada (carbonos unidos apenas por ligações simples), o glicerídeo será uma gordura, sólida à temperatura ambiente. Já se um ou mais dos ácidos graxos forem insaturados (carbonos unidos por ligação dupla), o glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiente.
Cerídios: as ceras possuem um álcool de cadeia longa (que não é o glicerol, como nos glicerídios) ligado a um ácido graxo. O fato de as ceras serem altamente insolúveis em água faz com que elas sejam muito úteis a plantas e a animais: muitas plantas possuem suas folhas recobertas de cera, impedindo a perda de água. Muitos animais podem apresentar ceras revestindo seu corpo e também podem utilizá-las para construção de moradias, como fazem as abelhas.
Bons estudos! =)