Mapa Mental: Ligações Químicas

Que tal aprender sobre ligações químicas por meio de mapas mentais? 😀 Então, você não pode perder esse mapa mental aqui!

Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio.

Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons (transformando-se em cátion) a outro átomo de um não-metal que os recebe definitivamente (transformando-se em ânion). Assim, tanto o átomo do elemento metálico quanto o do não-metálico atingem configurações eletrônicas de gás nobre e, portanto, garantem suas estabilidades.

Exemplo: NaCl, o famoso sal de cozinha.

Vamos observar o seguinte:

  • O átomo de Sódio doa um elétron para o átomo de Cloro;
  • Forma-se o íon Na+ com oito elétrons na camada de valência (última camada da eletrosfera);
  • O íon de cloro aparece com uma carga negativa (Cl–), indicando que recebeu um elétron e atingiu a estabilidade.

Estruturas de Lewis ou fórmulas eletrônicas são representações dos pares de elétrons das ligações covalentes entre todos os átomos da molécula, bem como dos elétrons das camadas da valência que não participam das ligações covalentes.

Confira também o resumo e questões comentadas sobre Ligações Químicas e prepare-se cada vez mais para os vestibulares e ENEM! 🙂

Continue estudando
Post do blog

Questões comentadas: Ligação Iônica e suas Propriedades

Leia o resumo Como ocorre a Ligação Iônica? Quais suas propriedades?
artigo
Post do blog

Como ocorre a Ligação Iônica? Quais suas propriedades?

Aprenda tudo sobre a Ligação Iônica e suas propriedades!
artigo