Mapa Mental: Liberalismo Econômico

Que tal revisar os principais conceitos sobre Liberalismo Econômico com um mapa mental incrível? Confira:

O Mundo Liberal, ou seja, baseado no liberalismo teve início no século XVIII. O liberalismo foi uma filosofia que tinha como princípios básicos a liberdade, a igualdade e a fraternidade, mudando o então panorama da história, que era o absolutismo. Dito isso, podemos concluir que, diferentemente do absolutismo, o liberalismo pregava um governo com limites, com controle e redução do poder do governo. Além disso, o liberalismo defendia a economia de livre mercado, ou seja, uma economia que se “auto-regula”. O liberalismo tinha também como características o individualismo e a defesa da propriedade privada, que estariam futuramente ligadas também à nova economia.

Antecedentes do Liberalismo

A primeira manifestação do liberalismo foi na Revolução Americana, porém seu boom foi na Revolução Francesa, em 1789, que mudou a forma de pensar de quase toda Europa. Apesar de ter sido ainda no fim do século XVII, com John Locke, um filósofo inglês, que o liberalismo teve seu início, foi apenas com Adam Smith que o liberalismo se expandiu e atingiu proporções internacionais. Adam Smith ampliou o cunho político e filosófico da teoria também para a economia, criando então o Liberalismo Econômico.

Liberalismo Econômico

Foi já na decadência do mercantilismo e com o firmamento do capitalismo que surgiu a teoria do liberalismo econômico. Essa teoria se baseava na não-intervenção de qualquer agente externo à economia nela própria (Estado, leis, políticas, reis). Apesar de terem existido teóricos anteriores, Adam Smith é considerado o pai do liberalismo econômico, com a teoria do trabalho livre sem nenhum regulador. Para Smith, existia o que conhecemos como “mão invisível”, que seria a capacidade de o mercado se auto-regular.


Continue estudando: leia esse resumo completo!

E também não deixe de dar uma olhada nas questões de vestibular comentadas sobre Liberalismo e na lista divertida, “Veja em 4 etapas como o Facebook e Adam Smith podem te ensinar sobre o Liberalismo Econômico”, que vai deixar o assunto mais leve e perto do seu dia a dia, para você não esquecê-lo na hora da prova! 😉

Estude com a Família Descomplica e gabarite os melhores vestibulares do Brasil! <3 

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Neoliberalismo

Leia o resumo “O que é Neoliberalismo?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Globalização

Leia o resumo “O que é  Globalização?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo