Mapa Mental: Lentes Esféricas

Descubra tudo sobre lentes esféricas com este mapa mental e se prepare para gabaritar sua prova de física! 😀

FIQUE DE OLHO EM NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Convenção de sinais (referencial de Gauss)

O referencial de Gauss consiste em um par de eixos ortogonais com origem no centro óptico da lente delgada.

Orientação do eixo das abscissas:

  • eixo dos objetos – contrária à luz incidente;
  • eixo das imagens – a mesma da luz emergente.

O eixo das ordenadas tem origem no centro óptico da lente delgada, é perpendicular ao eixo principal e tem sentido de baixo para cima. De acordo com convenção, temos:

  • lente convergente: f > 0;
  • lente divergente: f < 0.

QUER SABER MAIS SOBRE LENTES ESFÉRICAS? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

De óculos e binóculos a microscópios e telescópios, nossa vida é cercada de instrumentos ópticos, dispositivos que auxiliam nossos sentidos a partir de lentes e espelhos para formar imagens que não seríamos capazes de enxergar com nossos próprios olhos. E nós nascemos com dois dos instrumentos ópticos mais incríveis de todos: nossos olhos.

1 – Combinação de Lentes e Microscópio Composto

Instrumentos ópticos, como microscópios e câmeras, são invariavelmente construídos com múltiplas lentes. A razão principal para isso é melhorar a qualidade da imagem.

A análise de sistemas de duas lentes requer uma única regra: a imagem da primeira lente é o objeto da segunda lente. O raciocínio é similar para sistemas de mais lentes.

O objeto O a ser observado (que pode ser um protozoário, grãos de pólen etc.) é colocado um pouco mais adiante que o primeiro ponto focal da objetiva, suficientemente próximo de F1 para que a distância p entre o objeto e a lente possa ser tomada como sendo aproximadamente f(ob). A distância entre as lentes é ajustada para que a imagem real, aumentada e invertida I, produzida pela objetiva, fique um pouco mais próxima da ocular que o primeiro ponto focal, F’1. Como o comprimento do tubo, s, da figura é normalmente muito maior que f(ob), podemos tomar a distância p’ entre a imagem I e a objetiva como sendo igual a s.

CLIQUE AQUI E APRENDA TUDO SOBRE O OLHO HUMANO COM ESTA LISTA!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Lentes Convergentes e Divergentes

A sua prova de física está chegando? Então você precisa saber tudo sobre Lentes Convergentes e Divergentes! Dê uma olhada neste mapa mental e mande bem! <3
artigo
Post do blog

Estudo Analítico da Lentes Esféricas: é mais fácil do que parece!

Saiba tudo sobre Lentes Esféricas e fique ponto para arrasar na sua prova de física na escola e no ENEM!