Mapa Mental: Juros Compostos

Matemática não precisa ser complicado! Dê uma olhada neste mapa mental e descubra tudo que vai cair na sua prova sobre Juros Compostos! :3

O uso da matemática financeira faz parte da vida humana desde que o homem percebeu a existência da relação entre o dinheiro e o tempo. Nos juros simples, nós vimos que temos um valor sempre constante em cima do capital inicial a cada determinado intervalo de tempo.

Os juros compostos diferem dos juros simples, pois são calculados sobre o montante obtido no período anterior. Somente no primeiro período é que os juros são calculados sobre o capital inicial, ou seja, os juros compostos são um regime de juros sobre juros. Assim, o crescimento é muito mais rápido do que no regime de juros simples.

Por exemplo: Um capital de R$ 5000,00, aplicado a uma taxa de juros compostos de 10% a.m (ao mês) por um período de três meses renderá quanto de juros?

Assim como nos juros simples, após o primeiro mês, temos que os juros serão de:

10% de 5.000 = 500. Assim, teríamos um montante de M = 5.000 + 500 = 5.500

Porém, nos juros simples, essa taxa de juros continuaria sendo 500 independente da quantidade de meses. Já nos juros compostos, após o segundo mês, é calculado juros em cima do valor anterior.

10% de 5.500 = 550. Assim, teríamos um montante de M = 5.500 + 550 = 6.050

Seguindo a mesma lógica, no terceiro mês, teríamos:

10% de 6.050 = 605. Assim, o montante seria M = 6.050+ 605 = 6.655

Portanto, como tínhamos um capital de 5.000 e terminamos com um montante de 6.655, vimos que o rendimento foi de 1.655 reais

QUER SABER MAIS SOBRE JUROS COMPOSTOS? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO!

Os malditos juros, mal posso prever seus movimentos! Acredito que você já deve ter ouvido alguém da sua família, amigos, trabalho ou colégio reclamando de alguma dívida. Ou, então, você já deve ter resolvido uma questão do ENEM que falava de juros. Eles estão em todo lugar e podem ser bons ou ruins, dependendo do referencial. Você já viu o regime de juros simples, mas percebeu que são os compostos que estão em todos os lugares, certo? Confira!

Agora que você já sabe tudo de matemática, fique atento à nossa página oficial do gabarito ENEM.

Continue estudando
Post do blog

Nós te ajudamos a calcular a sua média do ENEM, confira!

Você sabia que a nota média do ENEM é de 500 pontos? Mas, em programas como o Sisu e ProUni, para cada curso e para cada universidade há uma média e pesos que você deve atingir, que formam a nota de corte. Você já pode calcular a sua, com base no seus resultados individuais no ENEM, divulgados essa semana,  e nos pesos adotados pela sua universidade para o curso que você deseja fazer (você pode consultar esses pesos nos editais das universidades).  Basta preencher a calculadora abaixo com os dados necessários para tirar a sua média:
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estatística

Não deixe matemática complicar sua vida! Descomplique com este mapa mental maneiro e saiba tudo para arrasar na sua prova de estatística! :3
artigo