
Formados apenas por carbonos e hidrogênios em sua estrutura, os hidrocarbonetos formam a base das funções orgânicas. Esses compostos possuem classificações específicas e cada uma dessas classificações possui nomenclatura própria. Leia-as a seguir e aprenda tudo sobre este tema super relevante para o vestibular!
O primeiro hidrocarboneto a ser estudado, os alcanos possuem características bastante específicas que os definem. Sua cadeia é do tipo aberta e saturada (só possui ligações simples) e sua fórmula geral é C~n~H~2n+2.~ Sobre sua nomenclatura, temos:
Prefixo (indicando quantidade de carbonos) + parte central (indicando ligação simples, dupla ou tripla) + sufixo (indicando a função) + O
Exemplo:
CH~3~CH~2~CH~2~CH~2~CH~3~
5 carbonos = Pent
Ligação simples = NA
Hidrocarboneto = O
Pent + AN + O = Pentano
Assim como os alcanos, os alcenos também possuem características próprias. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação dupla e tem fórmula geral C~n~H~2n~. Sua nomenclatura é bem semelhante a dos alcanos: há apenas uma substituição de an por en. Como exemplo, o próprio eteno, na figura: temos et para 2 carbonos, en para ligação dupla e o para hidrocarboneto.
Os hidrocarbonetos do tipo Alcino apresentam características definidas. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação tripla e tem fórmula geral C~n~H~2n-2~. Sua nomenclatura também é semelhante à dos alcanos e alcenos: na parte central há a presença do in indicando a presença da ligação tripla. Como exemplo, tem-se o etino (na figura): temos et para 2 carbonos, in para ligação tripla e o para hidrocarboneto.
QUER SABER MAIS SOBRE HIDROCARBONETOS? LEIA NOSSO RESUMO COMPLETO E SE PREPARE PARA GABARITAR SUA PROVA.