Mapa Mental: Gravitação Universal

Aprender Física nunca foi tão fácil com esse mapa sobre Gravitação Universal 😀

Desde o início da humanidade, o homem se fascina com o mundo e suas peculiaridades. Cada cultura de seu modo e cada sociedade em seu tempo foram aprendendo coisas com a natureza para se adaptar às adversidades das épocas.

Os primeiros a registrarem estudos formados nessa área foram os Gregos, tendo como seu principal pesquisador Cláudio Ptolomeu. Reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia, Ptolomeu propôs um sistema planetário chamado Geocentrismo, onde a Terra seria o centro do universo.

Claudio Ptolomeu (cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito)
Claudio Ptolomeu (cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito)

Com o tempo, e as revoluções ocorridas na ciência, descobriu-se que o centro do universo seria o Sol e passou a vigorar então o sistema planetário denominado Heliocentrismo. Não pense que esta transição foi rápida e fácil! Houve muita luta e muitos anos até que a teoria do Heliocentrismo fosse aceita. Dentre os muitos cientistas que estudaram o novo sistema planetário, podemos citar Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler e Isaac Newton.

SAIBA MAIS SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, A MAÇA DE NEWTON E AS LEIS DE KEPLER CLICANDO AQUI! 😀

Depois de ler um resumo completinho sobre este tema, não deixe de dar uma espiada nas questões comentadas sobre Gravitação e Leis de Kepler: nós vamos te ensinar, passo-a-passo, como resolve-las no vestibular! 🙂

Continue estudando
artigo
Post do blog

Quais São as Leis de Newton e Como São Aplicadas?

Um tema super presentes nas provas são as Leis de Newton, elas são princípios fundamentais da Dinâmica. Portanto, se você deseja passar no ENEM ou em outros vestibulares, precisa ter uma compreensão completa sobre tal assunto.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Força de Atrito e Plano Inclinado

Leia o resumo “O que é força de atrito e como ela age no plano inclinado?” e resolva os exercícios abaixo.