Mapa Mental: Governos Geisel e Figueiredo

Não vá fazer sua prova de história com dúvidas! Confira este mapa mental sobre os Governos Geisel e Figueiredo e fique craque para garantir uma nota 10! <3

O general Geisel foi o escolhido para suceder o general Médici. Diante das críticas à crise econômica e às próprias bases da ditadura militar brasileira, Geisel foi o escolhido para iniciar o processo de abertura política lenta, gradual e segura. Esses foram os primeiros passos dados em direção a redemocratização do Brasil.

Mas por que deveria ser uma “abertura lenta, gradual e segura”? Por que não acabaram com a ditadura de uma vez? Diante do barril de pólvora que o Brasil se encontrava, com o crescimento da oposição ao regime, foi necessário que a redemocratização ocorresse devagar, sem que houvesse qualquer retrocesso. Antes de tudo, era importante que fosse segura, principalmente, para os militares, que cometeram uma série de excessos durante o período ditatorial.

O general Geisel deu início à abertura política brasileira, mas não foi um processo tão tranquilo. Costuma-se dizer que o governo de Geisel baseou-se no binômio “sístole e diástole”, bem parecido com o que você aprende nas aulas de sistema circulatório. Durante seu governo, foram implementadas medidas de relaxamento e abertura, como o fim do AI-5, em 1978 (diástole), mas também medidas de contenção, repressoras, quando o presidente considerava necessário (sístole), o que pode ser percebido com as torturas, prisões e assassinatos que se mantiveram no período, como o do jornalista Vladmir Herzog.

QUER SABER MAIS SOBRE OS GOVERNOS GEISEL E FIGUEIREDO? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!

Estamos chegando ao fim da ditadura militar no Brasil! Com a crise do petróleo e o fim do milagre econômico durante o governo Médici, o regime ditatorial começou a perder legitimidade. Foram necessárias mudanças, que viriam durante os governos Geisel e Figueiredo, os responsáveis por preparar o terreno para a redemocratização.

Não foi uma tarefa simples! Para te ajudar a entender como se deu o processo de abertura política, te mostraremos um pouquinho do que foi esse período e algumas das insatisfações que pairavam na sociedade.

FICOU CURIOSO? CONFIRA NOSSA LISTA E ENTENDA OS GOVERNOS GEISEL E FIGUEIREDO ATRAVÉS DE 4 CHARGES.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Ditadura Militar

Com o Desconversa não tem erro! Dê uma olhada neste mapa mental sobre Ditadura Militar e garanta um 10 na sua prova de história! <3
artigo
Post do blog

Ditadura: 4 charges que te ajudam a entender a abertura política nos Governos Geisel e Figueiredo

4 charges para entender o fim da Ditadura Militar
artigo