Mapa Mental: Estrutura e Crescimento Populacional

Sua prova de geografia vai ficar mais fácil do que nunca com este mapa mental maneiro sobre Estrutura e Crescimento Populacional! Vem conferir!

Ainda tem dúvidas sobre crescimento populacional? Confira este resumo e se prepare para gabaritar sua prova de geografia!

Crescimento e distribuição da população mundial

Para a compreensão do crescimento da população mundial é necessário uma análise estatística através de dados demográficos encontrados, por exemplo, em censos demográficos, como os realizados de 10 em 10 anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil. Acrescenta-se a isso uma análise histórica e geográficas das sociedades. Após esse conjunto de procedimentos, é possível identificar e compreender os padrões de crescimento da população, estes associados, por exemplo, à queda da mortalidade, ao aumento da expectativa de vida e outros.

Atualmente existem 7 bilhões de pessoas no mundo e uma diversidade de idiomas, culturas, tradições, etnias, religiões e outros, contudo verifica-se que o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo a cada ano. Este crescimento é medido através do chamado crescimento vegetativo que consiste na diferença entre a natalidade e a mortalidade e geralmente é expresso em porcentagem. Ele é considerado positivo quando o número de nascimentos é maior do que o número de mortes; por outro lado, ele é considerado negativo quando o número de mortes supera o número de nascimentos.

Em termos de distribuição, pode-se afirmar que a densidade demográfica mundial – número de habitantes por quilômetro quadrado – é concentrada e desigual, isto porque a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático (60% da população mundial encontra-se na Ásia).

LEIA MAIS SOBRE ESTRUTURA E CRESCIMENTO POPULACIONAL!

Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo