Mapa Mental: Erosão e Intemperismo

Não vá fazer sua prova de geografia com dúvidas! Confira este mapa mental e fique por dentro de tudo sobre erosão e intemperismo para se dar bem! 😀

É possível perceber que a superfície da Terra é composta por uma diversidade de níveis de diferentes altitudes, tanto na crosta continental quanto na oceânica. Isso ocorre porque, no avançar do tempo geológico, ocorre uma série de processos endógenos (internos) e exógenos (externos) que atuam, respectivamente, formando e modelando à crosta. As forças exógenas modelam o relevo de forma contínua, alterando o relevo por meio do intemperismo e da erosão, processos estes que se relacionam, por exemplo, à conservação dos solos e aos tipos de relevo.

Tanto a erosão quanto o intemperismo são processos naturais que podem ser agravados pela ação humana. A erosão se refere ao desgaste, transporte e sedimentação dos materiais dos solos e rochas, que, por sua vez, são transformados em sedimentos pelo intemperismo. Este consiste na alteração física, química ou biológica das rochas, que promove a degradação e enfraquecimento das mesmas, tornando-as mais suscetíveis à erosão.

O solo é formado pela fragmentação e decomposição das rochas da superfície terrestre. Quando expostas ao ar, as rochas estão sujeitas à ação de agentes externos, como o sol, a água das chuvas, os ventos, entre outros elementos que alteram sua composição química e seu aspecto físico.

Após o intemperismo, o material intemperizado oriundo das rochas e do solo está sujeito à ação erosiva, em que a camada superficial dos solos é removida e transportada para outros locais, onde são depositadas e sedimentadas. Essa remoção do material intemperizado provoca o modelado do relevo, como, por exemplo, a formação de vales e aplainamento de uma montanha.

QUER SABER MAIS SOBRE EROSÃO E INTEMPERISMO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

A pergunta que não quer calar é: que calor é esse? Estamos no INVERNO, e o calor está de matar no nosso Brasil. E, nesses dias quentes, nada melhor do que uma praia. \o/ É por isso que, nesta lista, vamos te mostrar 3 formas do relevo costeiro presentes nas praias e que são formadas pela erosão e pelo intemperismo.

CONFIRA TAMBÉM ESTA LISTA E DESCUBRA POR QUE EROSÃO E INTEMPERISMO TEM TUDO A VER COM PRAIA!

Continue estudando
Post do blog

Terremoto e vulcão: aprenda sobre vulcanismo e sismicismo aqui!

Fique por dentro de todas as tretas sobre vulcões e terremoto!
artigo
Post do blog

Processos modeladores do relevo: saiba tudo sobre erosão e intemperismo

Como a erosão e o intemperismo afetam o relevo?
artigo