Mapa Mental: Dialética

Ainda está perdido na dialética? Vem descobrir tudo para arrasar na argumentação da sua redação e conseguir uma nota máxima no vestibular!

A dialética não precisa ser uma novela das oito! Vem cá aprender tudo com esta lista que vai salvar sua redação e garantir sua nota 1000!

A palavra dialética está diretamente relacionada à aptidão para falar de dualidades, contradições. Isso quer dizer que, quando somos dialéticos, dialogamos com elementos opostos que contrastam determinados pontos de vistas sobre certo tema ou assunto. Para isso, podemos dividir esse processo lógico em 3 partes.

1. Tese: a protagonista

Não seja como Sócrates que só sabia que nada sabia, entenda que a tese é o seu ponto de vista a ser exposto na introdução da dissertação argumentativa. É o posicionamento tomado após a leitura e entendimento do tema. A partir dela, será construída a sua argumentação que mostrará ao leitor que a sua opinião sobre o tema é baseada em situações ou argumentos sólidos. Portanto, a tese é a protagonista da sua redação.

Exemplo: A nossa classe política é corrupta ou, ao menos, omissa em relação à corrupção. Não haverá renovação nos quadros políticos que altere esta realidade. Os herdeiros continuarão as atividades dos seus padrinhos.

Continue estudando
Post do blog

Questões comentadas: Métodos de raciocínio – Dedução e Indução

Leia o resumo “Como aplicar os métodos de raciocínio de dedução e indução em uma redação?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Como aplicar os métodos de raciocínio de dedução e indução em uma redação?

Depois de uma maratona de Eixos Temáticos, voltamos às questões estruturais do nosso texto. Dessa vez, trataremos das formas de raciocinar num texto dissertativo-argumentativo. Na verdade, nosso objetivo, aqui, é identificar maneiras de organizar o que já está pronto na nossa cabeça. Afinal, todo mundo raciocina, né? O que nós precisamos, então, é conhecer métodos para deixar esse raciocínio mais evidente e, é claro, convincente. É como num quebra cabeça: muitas vezes, você sabe o resultado final daquele jogo. O problema é conseguir montá-lo de forma que, organizadamente, se alcance esse resultado. Hoje, falaremos de dois dos métodos de raciocínio mais interessantes para a sua redação – e para as questões de prova que cobram suas construções! Você sabe quais são eles?
artigo