Mapa Mental: Conflitos no Campo Brasileiro

Dúvidas sobre Conflitos no Campo Brasileiro? A gente tem todas as respostas neste mapa mental aqui! Confira e se dê bem na sua prova!

A revolução agrícola se iniciou no período da revolução industrial, século XVIII, tendo como razões a necessidade do aumento da produção agrícola devido à necessidade de abastecer o mercado consumidor inglês, por exemplo, e desde então ela passou por um processo de evolução, aprimoramento, de acordo com o avanço da tecnologia. Ela pode ser definida como a modernização do campo em que o objetivo é aumentar a produtividade através do uso de novas técnicas e processos de produção, tais como, a substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo e a adoção do sistema de rotatividade de culturas, evitando o desgaste do solo, mantendo-o quase sempre fértil.

Neste primeiro momento em que a revolução agrícola teve início na Inglaterra, os grandes proprietários de terra aumentaram as suas propriedades através da compra, por valores baixos, ou expropriação através de ocupação sem pagamento. Devido à dificuldade de comprovação da posse da terra por alguns pequenos proprietários iniciou-se o êxodo rural, que somado ao desemprego em larga escala no campo elevou a população nos grandes centros urbanos.

Somado à isso, outro momento a se destacar é a Revolução Verde que ocorreu no pós-Segunda Guerra Mundial, na qual a utilização de fertilizantes, adubos, agrotóxicos e a implantação de novas técnicas produtivas ocorreram de forma bem acentuada. Essa revolução tinha como seu objetivo aumentar a produtividade dos países menos desenvolvidos com o intuito de acabar com a fome. O aumento da produtividade foi plenamente satisfatório; já o problema da fome ainda existe, demonstrando que, mais do que um problema de falta de alimento, a fome é um problema da sua desigual distribuição, ou seja, é um problema político-econômico, já que a produção de alimentos no mundo é mais do que suficiente para alimentar toda a população mundial.

QUER SABER MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E OS CONFLITOS NO CAMPO? CONFIRA ESTE RESUMO!

Continue estudando
Post do blog

Geografia Agrária: Entenda mais sobre o tema- Parte 1

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falaremos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já na segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.
artigo