
Você que já estudou o movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento uniformemente variado (MUV) deve ter reparado que; uma das características desses movimentos era o fato de serem tratados sempre em linhas retas. Quando estamos falando em um movimento que se baseia numa linha reta, rapidamente pensamos: “Este movimento só pode ter duas direções!”. Em matemática chamamos um lado de positivo e outro lado de negativo, e este é o método que usamos para definir, nas equações, os sinais de cada grandeza. Vamos ver mais um pouco sobre isso com o professor Léo Gomes e depois continuar a estudar com o nosso resumo?
Quando passamos a ter mais do que dois sentidos possíveis, aumentam as dificuldades de definir, matematicamente, as grandezas impostas (já que não temos somente duas possibilidades). E a maneira como nós tratamos, a partir de agora, é fazendo o uso de Vetores.
Quer estudar mais?
Não perca o resumo, as questões comentadas e a lista divertida sobre Cinemática Vetorial que estão aqui no nosso blog! Prepare-se para o vestibular e ENEM com a Família Descomplica e conquiste a sua vaga na universidade! 😀