
Na língua portuguesa, encontramos palavras que possuem grafias e pronúncia semelhantes, mas seus significados são diferentes. Esse fenômeno acontece com as palavras “mal” e “mau”.
Neste post, vamos entender de uma vez por todas em que momento devemos utilizar cada uma dessas formas, entendendo a diferença entre elas e analisando exemplos.
Em primeiro lugar, vamos relembrar, brevemente, algumas classes gramaticais?
Agora, entenderemos a diferença entre “mal” e “mau”:
a) Advérbio: o vocábulo “mal” com valor de advérbio pode significar “de modo errado” ou “de maneira insuficiente”. Ex.: O professor de Biologia ensina mal. (Repare que o vocábulo “mal” está atribuindo uma circunstância ao verbo “ensina”.) Ex.: A obra foi mal acabada.
Ainda como advérbio, a palavra “mal” pode significar: - “Doença”/“adversidade”. Ex.: Pedro está passando muito mal. - “De maneira negativa”. Ex.: O público recebeu mal a notícia do cancelamento do show. - “Ofensa”. Ex.: Falaram mal do Joaquim. - “De maneira indelicada”. Ex.: O cantor tratou mal o público.
b) Conjunção temporal (com valor de “assim que”). Ex.: Mal chegou e já recebeu cobranças. Ex.: Ela mal foi embora, e já estou com saudades.
c) Substantivo: É sinônimo de “prejudicial” ou “nocivo”. Também pode ser utilizado como sinônimo de “doença”. Por ser substantivo, admite plural (“males”) e vem precedido de artigo, pronome ou adjetivo. Ex.: Beber é mal, mas é muito bom. (Millôr Fernandes) Ex.: O relacionamento de Joana é muito complicado: Fernando é seu mal. Ex.: Há males que vêm para bem. Ex.: O senhor Francisco padece de um mal intratável. Ex.: O mal da sociedade é a intolerância.
O vocábulo “mau” é um adjetivo; ou seja, ele é utilizado para qualificar algo. De maneira geral, pode significar: - Algo de baixa qualidade – Ex.: O avião testado apresentou mau desempenho. - Algo ruim – Ex.: Pedro fez um mau negócio. - Quem faz maldades – Ex.: Ricardo era um menino mau.
Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.
A maior sala de aula direto da sua casa!Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online!
👉 Clique aqui e saiba como!