Mais sobre os parágrafos de desenvolvimento!

Olá! Vamos continuar falando sobre o recheio da redação: os parágrafos de desenvolvimento.  É fundamental que você pratique bem essa parte, porque é o espaço que você tem para defender e comprovar sua argumentação.

Prometi que, neste post, avaliaríamos um exemplo eficiente.  Escolhi o primeiro parágrafo de desenvolvimento da primeira redação exemplar que postei aqui, com o título “Mutualismo”, referente ao tema da prova de 2004 do ENEM, “Como garantir a liberdade e evitar os abusos nos meios de comunicação?”. Observe:

“A maior parte dos meios de comunicação em massa é controlada por empresas privadas. É, por esse motivo, vinculado somente o que atende os interesses individuais de seus proprietários. Tais empresários visam o lucro, e por isso não hesitam em exibir cenas fortes e violentas em horários que crianças estão acordadas, ou apelar para qualquer assunto que atraia espectadores. Assim, o Estado deveria criar um órgão eficiente que acompanhasse todos os passos da imprensa brasileira. Para evitar que seja o retorno da DIP e com isso a instituição da censura, pode-se, então, apoiar organizações não governamentais, como o Observatório da Imprensa, que já realiza esse trabalho para o bem da sociedade.”

Qual a idéia principal desse parágrafo? O fato de que os meios de comunicação em massa atendem a interesses particulares e privados, visando sempre à maximização dos lucros e, por isso, se utilizam, por vezes, de programas e linguagens apelativas e abusivas. Repare nos três primeiros períodos. Eles seguem a seguinte lógica:

– 1º período: tópico frasal. (Pensem: que idéia defenderei nesse parágrafo?)

– 2º período: Desenvolvendo o tópico frasal: a causa.

– 3º período: Desenvolvendo o tópico frasal: a conseqüência.

Com três períodos, a autora conseguiu defender uma idéia, e estabelecer um argumento. Agora você deve estar se perguntando: e esses dois últimos períodos?

Aí vem uma dica vital sobre o ENEM, portanto, copie isso em letras garrafais e cole em algum lugar que você veja sempre! Vamos lá: não me canso de dizer que o ENEM está interessado, entre outras coisas, em avaliar o seu senso de cidadania e sua capacidade de elaborar propostas para a situação-problema apresentada. Portanto, mostre que você é um cidadão brasileiro atualizado, engajado, e preocupado com seu país: ao invés de somente dar soluções na conclusão (como todo mundo faz, mas você não é todo mundo!), sugira uma pequena solução no fim de cada parágrafo de desenvolvimento, relacionada ao que você defendeu nele. Eis um diferencial que pode fazer você disparar na frente!

No próximo post, falarei sobre os cuidados que devem ser tomados em um parágrafo de desenvolvimento. E não deixe de praticar! Muito mais do que inspiração, redação é prática!

Até a próxima!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo