
Formados apenas por carbonos e hidrogênios em sua estrutura, os hidrocarbonetos formam a base das funções orgânicas. Esses compostos possuem classificações específicas e cada uma dessas classificações possui nomenclatura própria. Leia-as a seguir e aprenda tudo sobre este tema super relevante para o vestibular!
Sobre nomenclatura, é interessante fazer algumas observações quanto à forma. Os prefixos e parte central seguem a seguinte diretriz:
Prefixos: Quantidade de carbonos.
Parte Central: Indica o tipo de ligação química entre carbonos.
O primeiro hidrocarboneto a ser estudado, os alcanos possuem características bastante específicas que os definem. Sua cadeia é do tipo aberta e saturada (só possui ligações simples) e sua fórmula geral é C~n~H~2n+2.~ Sobre sua nomenclatura, temos:
Prefixo (indicando quantidade de carbonos) + parte central (indicando ligação simples, dupla ou tripla) + sufixo (indicando a função) + O
Exemplo:
CH~3~CH~2~CH~2~CH~2~CH~3~
5 carbonos = Pent
Ligação simples = NA
Hidrocarboneto = O
Pent + AN + O = Pentano
Assim como os alcanos, os alcenos também possuem características próprias. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação dupla e tem fórmula geral C~n~H~2n~. Sua nomenclatura é bem semelhante a dos alcanos: há apenas uma substituição de an por en. Como exemplo o próprio eteno, na figura: temos et para 2 carbonos, en para ligação dupla e o para hidrocarboneto.
Os hidrocarbonetos do tipo Alcino apresentam características definidas. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação tripla e tem fórmula geral C~n~H~2n-2~. Sua nomenclatura também é semelhante à dos alcanos e alcenos: na parte central há a presença do in indicando a presença da ligação tripla. Como exemplo, tem-se o etino (na figura): temos et para 2 carbonos, in para ligação tripla e o para hidrocarboneto.
Um tipo interessante de hidrocarboneto, pouco cobrado em prova, é o alcadieno. Possui cadeia aberta, apenas duas duplas ligações e apresenta fórmula geral: C~n~H~2n–2~. Sobre sua nomenclatura, os alcadienos seguem a regra dos alcenos, apenas colocando um prefixo DI antes do eno, bem como indicando a posição das ligações duplas. Segue o nome da estrutura da figura: 1,3 para indicar a posição das duplas, but para quatro carbonos, di por ter duas duplas, en por possuir dupla ligação e o por ser hidrocarboneto.
Nem só de cadeias abertas vivem os hidrocarbonetos. Nesta classificação, eles possuem cadeia fechada, saturada e fórmula geral C~n~H~2n~~.~ Sua nomenclatura é semelhante à dos alcanos, apenas acrescentando o prefixo CICLO antes do nome da cadeia principal. Como por exemplo, o ciclobutano de nossa imagem.
Outro tipo de hidrocarboneto fechado. Os ciclenos possuem, como já foi mencionado, cadeia fechada, uma ligação dupla e fórmula geral C~n~H~2n-2~. Para dar nome aos ciclenos basta se basear nos ciclanos e trocar o NA por EN. Observe; nessa figura, tem-se o ciclopenteno.
1. (UERJ) “O Ministério da Saúde adverte: fumar pode causar câncer de pulmão.” Um dos responsáveis por esse mal causado pelo cigarro é o alcatrão, que corresponde a uma mistura de substâncias aromáticas, entre elas benzeno, naftaleno e antraceno.
As fórmulas moleculares dos três hidrocarbonetos citados são respectivamente:
2. (UFU-MG) A substância de fórmula C~8~H~16~ representa um:
3. (Uema 2014) GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), também conhecido popularmente como gás de cozinha, é um combustível fóssil não renovável que pode se esgotar de um dia para o outro, caso não seja utilizado com planejamento e sem excesso. Ele é composto, dentre outros gases, por propano (C~3~H~8~), butano (C~4~H~10~) e pequenas quantidades de propeno (C~3~H~6~) e buteno (C~4~H~8~). Esses compostos orgânicos são classificados como hidrocarbonetos que apresentam semelhanças e diferenças entre si. Com base no tipo de ligação entre carbonos e na classificação da cadeia carbônica dos compostos acima, pode-se afirmar que
1. D
Basta realizar a contagem da quantidade de carbonos e hidrogênios, lembrando de levar em conta as duplas intercaladas, bem como os hidrogênios omitidos na fórmula em bastão.
2. B
Lembrando que a fórmula geral de um alceno é C~n~H~2n,~ao substituir o “n” por 8 encontra-se H = 16.
3. B
Propeno é um alceno e possui fórmula molecular C~3~H~6 ~(C~n~H~2n~) e o buteno possui fórmula C~4~H~8~ (C~n~H~2n~).