Guia de modal verbs: aprenda agora com exemplos

Já ouviu falar de modal verbs? Neste artigo você vai entender o que são esses verbos modais e como usá-los!

Guia de modal verbs: aprenda agora

Os modal verbs são um tipo de verbo auxiliar em inglês que vai servir para expressar diversas ideias a fim de indicar dever, obrigação, poder, situações hipotéticas, pedidos formais e informais, vontades, desejos entre outros. Por serem verbos auxiliares, eles estarão sempre seguidos por um verbo principal no infinitivo.

Neste artigo vamos aprender quais são os modal verbs e entender a finalidade de cada um deles, suas principais características e formas. Vem com a gente?

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Línguas estrangeiras de graça no Descomplica!

Os principais verbos modais são: can, could, may, might, must, shall, will, should, ought to e would. Vamos falar de cada um especificamente.

Can


O verbo can vai ser usado para dar ideia de capacidade, habilidade, possibilidade, permissão informal e pedido informal. Por exemplo, na famosa frase “Can I go to the bathroom?” conseguimos ver claramente um pedido informal para ir ao banheiro, dando a ideia de permissão. Pode ser substituído por be allowed to.

Could

O could vai ter o mesmo uso do can. No entanto, ele será usado em perguntas com um tom mais formal, por exemplo: “Could you open the door, please?”. Pode expressar também o passado de can.

May

May vai ser usado para indicar permissão e possibilidade. Da mesma forma que o can, em contextos formais ou informais, no futuro ou no presente. Por exemplo, "May I go to the bathroom, please?".

Might

Might vai ser usado para pedir uma permissão que provavelmente não acontecerá. Esse verbo também pode ser usado para falar sobre ações que ainda vão acontecer, como deduções pedir ou dar ajuda. Por ser uma forma muito mais formal do que o normal, ele é bem menos utilizado também. Exemplo, "He might arrive late.".

Must

Must vai ser usado sempre que quisermos expressar obrigação ou proibição.

Um fato curioso desse modal verb é que, quando usado para expressar obrigação, ele pode ser substituído por have to, apenas nas afirmativas. A utilização do have to é muito mais comum por ser informal. Exemplo, "Anna must have been to the USA .".

Should / Ought To

Should e ought to vão ser usados para expressar um conselho, obrigação, dever ou probabilidade. Ambos possuem o mesmo sentido, mas ought to é a forma mais formal. Pode ser usado tanto no presente quanto no futuro. Exemplo, "You should take an aspirin for your headache.".

Shall / Will

Shall e will vão ser usado sempre para ações que acontecerão no futuro. Por exemplo “Will the train get there on time?” e “You shall not pass

Would

Would é usado para dar um tom mais formal e educado às perguntas. Ele também pode ser usado como passado de will. Exemplo, "Would you close the door, please?".

Principais características

Os modal verbs possuem algumas características marcantes e precisamos ficar atentos!

  • Eles não existem na forma infinitiva, ou seja, não possuem o to.

  • Eles possuem a própria forma negativa, já que são auxiliares, apenas acrescentando o -not após. Observe a tabela abaixo:

VERBOS MODAIS
FORMA NEGATIVA
FORMA NEGATIVA CONTRAÍDA
CanCannot

Can't
MayMay notx
Must

Must notMustn't
ShallShall notShan't
WillWill notWon't
CouldCould notCouldn't
MightMight notMightn't
Ought toOught not toOughtn't to
Should

Should notShouldn't
WouldWould notWouldn't
  
  • O negativo de can pode ser cannot, mas a forma mais comum é can’t

  • Não há forma contraída para may not

  • Por serem os auxiliares, eles não se flexionam.

  • A forma interrogativa desses verbos vai possuir a mesma estrutura dos demais. Por serem auxiliares, eles virão a frente do sujeito em interrogativas.

  • Os modals não se referem a um tempo específico. O que vai determinar esses tempos verbais serão os demais verbos que vem logo após eles. Por exemplo: quando seguidos por have e um verbo no particípio, vão expressar uma ação no passado.

  • Os modal verbs não podem ser usados um após o outro.

Tranquilinho né? Modal verbs são muito tranquilos de entender quando pegamos as características principais de cada um deles.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Línguas estrangeiras de graça no Descomplica!

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Verbo to be: conjugação e exercícios (BÁSICO)

Aprenda a conjugar o verbo to be e a resolver exercícios básicos com essa temática.
artigo
Post do blog

Como usar o Present Perfect: exercícios e mapa mental

Dicas para o uso e exercícios para praticar!