Grau fahrenheit: o que é e como converter em Celsius

Chegou a hora de você nunca mais esquecer como converter corretamente as temperaturas.

Fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Sua unidade é o grau Fahrenheit (símbolo: °F). Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição é de 212 °F, com pressão atmosférica ao nível do mar. Uma diferença de 1,8 °F é igual a uma diferença de 1 °C.

Existe uma grande diferença entre converter medidas de temperatura para converter variações de temperatura. Agora, historicamente, a escala Fahrenheit foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Belize. E também, muito utilizada com o povo grego, para medir a temperatura de um corpo.

Figura 01. Escalas Celsius e Fahrenheit.

Figura 01. Escalas Celsius e Fahrenheit.

Possíveis vantagens a partir do surgimento da escala Fahrenheit

Em 1724, época em que muitos cientistas criavam seus próprios termómetros e seus valores, as vantagens da utilização do grau fahrenheit eram muito mais perceptíveis tanto para uso da ciência local quanto para o uso no dia-a-dia. Atualmente, as vantagens desta medição tanto para a ciência quanto para o dia-a-dia parecem pouco úteis devido ao avanço da ciência. Entre as possíveis vantagens da utilização dos graus fahrenheit, podem ser citados:

  • Em países de clima frio as temperaturas assumem, quase sempre, valores positivos na escala fahrenheit, o que não é acompanhado pela graduação em Celsius. O zero fahrenheit é -17,78 °C, portanto, poucas serão as situações em que serão apresentados valores negativos na previsão do tempo, o que facilita a compreensão de temperatura pelos habitantes de países de clima frio, principalmente para cálculos de amplitude térmica pelos menos intelectualizados (Exemplo: uma cidade com temperatura abaixo do ponto de fusão da água somente durante a noite).

  • O fato de existirem uma maior quantidade de números em um mesmo intervalo quando comparados fahrenheit e Celsius (1,8 para 1) faz com que todos os arredondamentos para valores inteiros se mostrem muito mais próximos do valor real. Entretanto, críticos sugerem que, mesmo a diferença de 1 grau na escala Celsius (para a temperatura da cidade) é uma variação muito pequena para ser atribuída uma vantagem a esta característica. Antigamente, na época da criação do sistema, esta era uma vantagem válida para medições meteorológicas que deviam ser as mais acuradas possível, principalmente para estudos físicos e registros históricos.

  • Em Celsius, a definição da passagem de estado febril para febre que precisa da utilização de medicamentos está entre os valores 37 °C e 38 °C. Em fahrenheit, acostumou-se a tratar pacientes com medicamentos quando a febre destes chega a valores de 3 dígitos (100 °F = 37,78 °C). É usual encontrar, nos países que usam a medida, enfermeiras falando: "A temperatura já atingiu três dígitos, vamos dar uma medicação". Numa época pré-industrial e antes do aperfeiçoamento do setor de saúde, esta foi uma valiosa informação para enfermeiros e médicos, fato que parece perder a importância com o passar do tempo.

Dicas para converter de grau fahrenheit para grau celsius

Cuidado! Existe uma diferença entre converter uma medida de temperatura e converter uma variação de temperatura. Claro que estamos falando da conversão de Fahrenheit para Celsius. Esse post não tratará da conversão de Kelvin para Celsius.

Converter uma medida de temperatura é converter um determinado valor que fora obtido com um termômetro. Por outro lado, converter uma variação de temperatura é obter um intervalo de temperatura e relacioná-lo com outro intervalo correspondente em outra escala térmica.

Para convertermos uma medida de temperatura na escala Fahrenheit para sua medida correspondente na escala Celsius, fazemos:

Para convertermos uma medida de temperatura na escala Fahrenheit para sua medida correspondente na escala Celsius

Ex.: Suponhamos que lemos em um jornal que a temperatura é 86 °F. E então quanto é em graus Celsius?

C/5 = (86 - 32)/9

C/5 = 54/9

C/5 = 6

C = 30 °C

Para convertermos uma variação de temperatura na escala Fahrenheit para sua variação correspondente na escala Celsius, fazemos:

Para convertermos uma variação de temperatura na escala Fahrenheit para sua variação correspondente na escala Celsius, fazemos

Ex.: Hoje a grande capital de SP sofreu um aumento de 3 °C durante o dia. Qual a variação de temperatura citada na escala Fahrenheit?

3/5 = ΔF/9

ΔF = 5,4 °F

Dicas! Sempre que você ler “um aumento de”, ou “uma diminuição de” o enunciado já está te oferecendo a variação de temperatura!

Assista também 👉 Física: Unidades de medida e conversão

Chegou aquele assunto de Física que sempre deixa todo mundo de cabelo em pé: Unidades de Medida e Conversão! Quem nunca sentiu vontade de chorar na hora de converter medidas na prova, não é mesmo? Como converter km/h para m/s? E como converter comprimento, superfícies e áreas? Eita! Calma que a gente te ajuda! Hoje vamos explicar quais são as unidades de medida, o Sistema Internacional de Unidades e como fazer cada conversão. Baixe esse mapa mental e guarde no seu coração, porque ele vai te ajudar muito! Afinal de contas, o Enem tá chegando e essa matéria é a queridinha da prova de Ciências da Natureza!

👉 Baixe o mapa mental desse vídeo completo e em alta definição clicando aqui

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Redação de graça no Descomplica!

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

Propagação do calor

Fala pessoal!
artigo
Post do blog

Empurrão para o Enem: Física – Termologia

artigo