França Equinocial

Fala Galera do Descomplica!

Continuando o papo sobre Invasões Francesas, hoje é o dia de falarmos sobre a criação do forte de São Luís, atualmente capital do Maranhão.

O nome da cidade é uma alusão ao reinado, no medievo, de Luís IX, no qual a França viveu um excepcional momento político, econômico, militar e cultural, conhecido como o “o século de ouro de São Luís“. Participou também da Sétima Cruzada e da Oitava Cruzada, tendo morrido no decurso desta última, o que influenciou em grande medida a sua posterior canonização no reinado do seu neto Filipe, o Belo.

Em 1612, os franceses chegaram ao Maranhão fundando o novo forte, preocupando-se em difundir a fé católica naquela região, com a ajuda de missionários capuchinhos. A resistência luso-brasileira se deu em grande parte sob o comando de Jerônimo de Albuquerque.  De Portugal chegaram reforços e ordens específicas: não pagar indenizações, apenas permitindo que os invasores franceses levassem seus pertences. Em 1615 os franceses embarcavam de volta para a França.

Abraços e até breve!

Continue estudando
Post do blog

Um resumo imperdível para quem quer revisar as principais características da Idade Média

Aluno Descomplica, tenho certeza que você se lembra do marco inicial da Idade Média. Isso mesmo, a queda de Roma! Qual a principal característica da Idade Média? O Feudalismo! Com esses conceitos em mente, vamos falar um pouco sobre essa época e sobre o desenrolar dessa história.
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Cruzadas

artigo