
Prepare o caderno, o lápis e as canetas: hoje tem aula de Física! 😀
O professor Léo Gomes vai estar te esperando para te ensinar tudo o que você precisa para garantir uma prova de Física nota 1000 no vestibular, com uma aula ao vivo de tirar o fôlego! Quer saber os horários e baixar o material de apoio da aula? Confira tudo isso aqui embaixo:
Física: Movimento Retilíneo Uniforme
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Léo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Léo Gomes.
Faça download do material da aula ao vivo! É só clicar abaixo!
É o movimento em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero. Assim a mesma coincide a velocidade escalar média.
• Gráfico posição (S) x tempo (t). Como a função que relaciona posição com tempo no movimento uniforme (S = S0 + V . t) é uma função do primeiro grau temos nesse gráfico uma reta!
Assim podemos saber a velocidade escalar do móvel pelo gráfico, através do coeficiente angular da reta.
Obs.: Se o gráfico estiver na mesma escala o coeficiente angular é numericamente igual a tangente.
• Gráfico Velocidade (V) x tempo (t). Como no M.U. a velocidade escalar é constante no tempo, temos como gráfico uma reta horizontal.
Nos gráficos acima temos uma propriedade importante as áreas sombreadas são numericamente iguais aos correspondente DS
1. Duas esferas de dimensões desprezíveis dirigem-se uma ao encontro da outra, executando movimentos retilíneos e uniformes (veja a figura). As esferas possuem velocidades cujos módulos valem 4m/s e 7m/s. A distância entre elas nos 4 segundos que antecedem a colisão é de
a) 50
b) 44
c) 28
d) 16
e) 12
2. (UFTM/2010) No momento em que irá imprimir um texto, a cabeça de impressão de uma impressora de jato de tinta parte de sua posição de descanso, iniciando o processo de vai e vem em que é capaz de imprimir linhas de um lado para outro e vice-versa. Os momentos de aceleração e desaceleração da cabeça de impressão são tão rápidos que podem ser considerados instantâneos, conforme representado no gráfico.
Uma vez que a largura de uma linha que está sendo impressa é de 16cm, o valor absoluto da velocidade da cabeça de impressão, v, em m/s, é a) 0,09. b) 0,18. c) 0,32. d) 0,64. e) 1,28.
3. Um automóvel A parte a 40 km/h, na faixa da direita, numa via de mão única. Um automóvel B, 100 m atrás de A, parte no mesmo instante, a 60 km/h, na faixa da esquerda. O tempo, em segundos, necessário para que os veículos fiquem lado a lado é
a) 18.
b) 25.
c) 20.
d) 30.
1. (UFMG/2010) Ângela e Tânia iniciam, juntas, um passeio de bicicleta em torno de uma lagoa. Neste gráfico, está registrada a distância que cada uma delas percorre, em função do tempo:
Após 30 minutos do início do percurso, Tânia avisa a Ângela, por telefone, que acaba de passar pela igreja. Com base nessas informações, são feitas duas observações:
I. Ângela passa pela igreja 10 minutos após o telefonema de Tânia.
II. Quando Ângela passa pela igreja, Tânia está 4 km à sua frente.
Considerando-se a situação descrita, é CORRETO afirmar que
a) apenas a observação I está certa.
b) apenas a observação II está certa.
c) ambas as observações estão certas.
d) nenhuma das duas observações está certa.
2. Dois ciclistas que movem-se com velocidade constante possuem funções horárias S1 =20+2t e S2=-40+3t; em relação a um mesmo referencial e com unidades do Sistema Internacional. Podese afirmar que o instante de encontro entre eles é:
a) 30 s
b) 40 s
c) 50 s
d) 60 s
e) 70 s
3. O gráfico posição x tempo abaixo, refere-se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.
Pode-se afirmar que a equação horária dos espaços para o movimento dessa partícula, com unidades no sistema internacional é:
a) s=20+10t
b) s=20+20t
c) s=20–10t
d) s=2+10t
e) s=20–40t
1. C
2. D
3. C