Física: Introdução à Cinemática

Quem está preparado para mais um dia de aula levanta a mão! õ/ Hoje o professor Léo Gomes, de Física, vai introduzir a Cinemática na sua vida de vestibulando para você arrasar no vestibular! Já sabe os horários da aula ao vivo e já baixou os materiais? Você pode conferir tudo isso aqui embaixo! 😀

Física: Introdução à Cinemática

Turma da Manhã: 09:00 às 10:00, com o professor Léo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com professor Léo Gomes.

Faça download dos seus materiais! É só clicar abaixo!

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

Material de Aula ao Vivo

1. Um carro viaja de uma cidade A a uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade média que o carro desenvolveu durante a viagem?

2. Um corpo se desloca em uma trajetória retilínea de um ponto inicial i ao final f onde M é o ponto médio, sempre no mesmo sentido e com movimento de velocidade constante em cada trecho (iM e Mf). A velocidade média no trecho iM é de 4m/s e no trecho Mf é de 6m/s. Determine a velocidade média do percurso completo (de i a f).

3. (Uel) As moléculas que compõem o ar estão em constante movimento, independentemente do volume no qual estejam contidas. Ludwig Boltzmann (1844-1906) colaborou para demonstrar matematicamente que, em um determinado volume de ar, as moléculas possuem diferentes velocidades de deslocamento, havendo maior probabilidade de encontra-las em velocidades intermediarias. Assinale a alternativa que contém o gráfico que melhor representa a distribuição de velocidades moleculares de um gás dentro de certo volume, sob uma temperatura T.

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

4. (UFRJ 2003) Um senhor estava esperando o trem sentado num banco da estação. Distraidamente, olhou para o chão e viu uma lagartinha que começava a cruzar a lajota retangular do piso de dimensões 40cm x 30cm. O senhor, como não dispunha de relógio, começou a contar suas pulsações enquanto a lagartinha fazia seu trajeto. Ela cruzou a primeira lajota diagonalmente e depois prosseguiu pela junta das lajotas, como indica a figura.

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

O senhor contou ao todo 300 pulsações no trecho entre A e B. Sabendo que seu batimento cardíaco costuma ser, em média, 75 pulsações por minuto, responda:
a) Qual a distância total percorrida pela lagartinha?
b) Qual é a velocidade escalar média da lagartinha em cm/s?

5. Um avião sobrevoa, com velocidade constante, uma área devastada, no sentido sul-norte, em relação a um determinado observador. A figura a seguir ilustra como esse observador, em repouso, no solo, vê o avião.

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

Quatro pequenas caixas idênticas de remédios são largadas de um compartimento da base do avião, uma a uma, a pequenos intervalos regulares. Nessas circunstâncias, os efeitos do ar praticamente não interferem no movimento das caixas. O observador tira uma fotografia, logo após o início da queda da quarta caixa e antes de a primeira atingir o solo. A ilustração mais adequada dessa fotografia é apresentada em:

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

GABARITO

1. 50 km/h

2. 4,8 m/s

3. A

4. a) 50 cm
b) 0,375 cm/s

5. A

Lista de Exercícios

1. (UFPA) Maria saiu de Mosqueiro às 6 horas e 30 minutos, de um ponto da estrada onde o marco quilométrico indicava km 60. Ela chegou a Belém às 7 horas e 15 minutos, onde o marco quilométrico da estrada indicava km 0. A velocidade média, em quilômetros por hora, do carro de Maria, em sua viagem de Mosqueiro até Belém, foi de:

a) 45
b) 55
c) 60
d) 80
e) 120

2. (Unitau-SP) Um móvel parte do km 50, indo até o km 60, onde, mudando o sentido do movimento, vai até o km 32. O deslocamento escalar e a distância efetivamente percorrida são, respectivamente:

a) 28 km e 28 km
b) 18 km e 38 km
c) -18km e 38km
d) -18 km e 18 km
e) 38 km e 18 km

3. (PUC-SP) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica.

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha. I
I. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha.
III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso.

Estão corretas:

a) apenas I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III

4. (Feevale) Na região Amazônica, os rios são muito utilizados para transporte. Considere que Joao se encontra na cidade A e pretende se deslocar até a cidade B de canoa. Conforme indica a figura, Joao deve passar pelos pontos intermediários 1, 2 e 3. Considere as distancias (D) mostradas no quadro que segue.

Física: Introdução à Cinemática
Física: Introdução à Cinemática

João sai da cidade A as 7h e passa pelo ponto 1 as 9h. Se mantiver a velocidade constante em todo o trajeto, a que horas chegara a B?

a) 13 h
b) 14 h
c) 16 h
d) 18 h
e) 20 h

GABARITO

1. D

2. C

3.D

4. E

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!

artigo