Exercícios Resolvidos: Cultura e Comportamento no ENEM

Leia o resumo “Como o Enem aborda os temas Cultura e Comportamento?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM 2013)

O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.

Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).

Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que

A) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.

B) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.

C) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.

D) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.

E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes, de adesão e compartilhamento de valores sociais

2. (ENEM 2014)

Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao (à)

a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.

b) exploração indiscriminada de outros planetas.

c) circulação digital excessiva a autorretratos.

d) vulgarização das descobertas espaciais.

e) mecanização das atividades humanas.

3. (ENEM 2013)

CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.

O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) a opressão das minorias sociais.

b) carência de recursos tecnológicos.

c) falta de liberdade de expressão.

d) defesa da qualificação profissional.

e)  reação ao controle do pensamento coletivo.

GABARITO

1. E

O texto faz uma defesa da utilização da internet como meio de propagação de ideologias, o que pode, eventualmente, culminar em grandes mobilizações, já que, através das redes sociais, por exemplo, pode haver uma partilha de valores e, posteriormente, uma ampliação da consciência da sociedade em seu conjunto. Basicamente, o texto ilustra o que aconteceu na primavera árabe, no ano de 2011, que, entre outras coisas, foi responsável pela queda da ditadura de Hosni Mubarak no Egito. Todas as alternativas são falaciosas, exceto a alternativa E. Vamos analisar uma por uma para descobrir onde estão as inconsistências:

a e b) A internet não é responsável por atribuir valores culturais ou estabelecer a consciência das sociedades, como dizem as alternativas, mas apenas por facilitar esses processos;

c) O objetivo da revolução tecnológica não é depor governantes antidemocráticos. Porém, essa foi a consequência do uso pelo povo do Egito.

d) O exemplo da Primavera Árabe prova exatamente o contrário do que encontramos nessa assertiva.

2. C

A imagem apresenta o robô da NASA registrando imagens de marte através dos autorretratos, as famosas selfies, fazendo uma sátira ao comportamento dos seres humanos da pós modernidade que postam selfies indiscriminadamente nas redes sociais, preferindo registrar a si mesmo. Não faria diferente o robô criado pelas mãos pós modernas: registrou a si mesmo, e não Marte. Alternativa C é a correta.

3. E

Nesta questão é dado um cartum e é pedido que se responda o que representa a figura em destaque. Logo na primeira frase do enunciado a questão já dá uma dica: trata-se de uma crítica social. Reunindo estes pequenos conteúdos dados e inserindo-os no âmbito social já é possível inferir que as figuras iguais apresentam um sintoma em comum. Além de serem iguais, são movidos a corda (pra quem nasceu no século XXI ou nos últimos suspiros do sec. XX talvez não esteja exatamente familiarizado com esta criação. Basicamente, quando se dá corda em um brinquedo eles fazem movimentos repetitivos e robóticos para se locomover). Apenas um elemento parece se locomover na direção contrária,não precisando de corda para isso, além de ter uma cor diferenciada, o que nos leva a pensar que é este indivíduo quem está rompendo com o padrão daquela sociedade, descolando-se da massificação do comportamento. Este indivíduo rompeu um padrão vigente. Portanto, este cartum critica nossa sociedade, que se mostra cada vez mais pragmática e rígida. Vamos analisar uma por uma das alternativas:

a) Incorreta. Não há, na imagem, apesar da cor diferenciada dos bonecos, um destaque para a questão racial.

b) Incorreta. A corda não está associada ao tipo obsoleto de mecânica, mas ao movimento induzido e repetitivo a que lhe é atribuído.

c) Incorreta. Como já foi mencionado, o elemento está visivelmente percorrendo seu caminho sem grandes problemas. Não está sendo reprimido ou censurado. Não há, tampouco, obstáculos físicos que possam impedi-lo de se locomover.

d) Incorreta. Na realidade, não fossem as cordas, poderíamos interpretar o cartum dessa maneira. Porém, com a presença delas, não há outra interpretação possível senão o conceito de movimento induzido e repetitivo, não havendo possibilidade de analogia com qualificação profissional.

e) Correta. O vocábulo “reação” se encaixa perfeitamente na definição da atitude do elemento em destaque, já que ele está no contra-fluxo dos seus semelhantes, não precisando de nenhum controle – representado pela corda.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Política e Democracia

O ENEM está chegando e, se você quiser se dar bem, tem que mandar muito na redação! Com este mapa mental, fique por dentro de tudinho sobre Política e Cidadania 😀
artigo
Post do blog

O que falar sobre Ciência e Tecnologia em uma redação de vestibular?

Depois de ter aprendido toda a estrutura dissertativa argumentativa – introdução, desenvolvimento e conclusão -, é normal que você pergunte se o curso de Redação acabou. Fique tranquilo, pois não substituiremos as aulas ao vivo de Redação por mais tempos de Matemática. A partir de agora, a nossa ideia é dar conteúdo, informação para que você, aluno, possa construir seus textos. Essas aulas são famosas aqui no Descomplica: são os Eixos Temáticos. O primeiro eixo é o de Ciência e Tecnologia e, claro, o nosso papel é te mostrar como isso pode ser cobrado no vestibular e, de fato, que diferença faz saber tudo o que os professores dirão em aula. Vamos juntos?
artigo