Exercícios Resolvidos: Cinética Química

1. (MACK) Um aluno, querendo verificar os conceitos de cinética química discutidos na escola, dirigiu-se a uma drogaria e comprou alguns comprimidos efervescentes, os quais continham, de acordo com o rótulo do produto, massas iguais de bicarbonato de sódio. Ao chegar a sua casa realizou a mistura desses comprimidos com água usando diferentes métodos. Após a observação do fenômeno de liberação gasosa, até que toda a massa de cada comprimido tivesse sido dissolvida em água, o aluno elaborou a seguinte tabela:

De acordo com os resultados obtidos e mostrados na tabela acima, o aluno fez as seguintes afirmações:

I. Ao comparar somente os métodos 1 e 2 fica impossível determinar qual dos dois fatores variados (estado do comprimido e temperatura da água), aumentou mais a velocidade da reação.

II. A mudança da condição da água, de fria para quente, faz com que, qualquer que seja o estado do comprimido, a velocidade da reação caia pela metade.

III. A influência da temperatura da água é maior do que a influência do estado do comprimido, no aumento da velocidade da reação.

Das afirmações acima, é correto dizer que o aluno errou:

a) apenas na afirmação I.
b) apenas na afirmação II.
c) apenas na afirmação III.
d) apenas nas afirmações II e III.
e) em todas as afirmações.

2. (Ufop 2010) O óxido nítrico é um poluente atmosférico que pode ser reduzido na presença de hidrogênio, conforme a seguinte equação:

2NO(g) + 2H~2~(g) →N~2~(g) + 2H~2~O(g)

A velocidade inicial de formação de N~2~ foi medida para várias concentrações iniciais diferentes de NO e H~2~, e os resultados são os seguintes:

Fazendo uso desses dados, determine:

a) a equação de velocidade para a reação;
b) o valor da constante de velocidade da reação;
c) a velocidade inicial da reação quando [NO]= 0,5 mol/L e [H~2~]= 1,0 mol/L.

3. (Unesp) Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.

I.São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.
II.Reduzem a energia de ativação da reação.
III.As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.
IV.Enzimas são catalisadores biológicos.

Dentre estas afirmações, estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

Gabarito

1. B
Resolução passo – a – passo:

I. Comparando somente os métodos 1 e 2, fica impossível determinar qual do dois fatores aumentou mais a velocidade da reação. O aluno acertou.
II. O aumento da temperatura (água fria para água quente) provoca elevação da velocidade da reação. O aluno errou.
III. Comparando os métodos 1 e 3, verifica-se que o aumento de temperatura faz dobrar a velocidade da reação. Comparando os métodos 1 e 4, verifica-se que o aumento da superfície de contato (inteiro para triturado) provoca aumento de 1,67 vez na velocidade. O aluno acertou.

2. a) v = k[NO]2 [H~2~]; b) k = 1,23; c) vi = 0,3 mol.L-1 .s-1
Resolução passo – a – passo:

a) Analisando a tabela percebemos que da experiência 2 para a experiência 1 a concentração de NO ([NO]) dobra e a velocidade da reação quadruplica. Isto significa que: [NO]2 .

Analisando a tabela percebemos que da experiência 2 para a experiência 3 a concentração de H~2~ ([H2]) dobra e a velocidade da reação também. Isto significa que: [H~2~]1 .

Concluímos que a equação de velocidade para a reação será dada por: v = k[NO]2 [H~2~].

b) Utilizando a experiência 2, vem: v = k[NO]2 [H2] ⇒ 1,23 x 10-3 = k(0,10)2 (0,10)1 ⇒ k = 1,23.

c) Para [NO] = 0,5 M e [H2] = 1,0 M, teremos: vi = k[NO]2 [H2] ⇒ vi = 1,23[0,5]2 [1,0] ⇒ vi = 0,3 mol.L-1 .s-1 .

3. D
Resolução passo – a – passo:

I. Correta. Os catalisadores atuam fornecendo um caminho (mecanismo) diferente para que a reação ocorra, o qual possui menor energia de ativação. Quanto maior a energia de ativação, mais lenta é a reação, e vice-versa.
II. Correta. Os catalisadores são substâncias que permitem que uma reação ocorra por uma rota reacional que apresenta menor energia de ativação.
III. Incorreta. Os catalisadores não alteram o ∆H da reação e, portanto, eles não influenciam se uma reação é termodinamicamente favorável ou não. Assim, as reações nas quais atuam ocorreriam em sua ausência, mas com velocidade reduzida.
IV. Correta. As enzimas são proteínas que aumentam a rapidez das reações.

Continue estudando
Post do blog

O que é Cinética Química?

Quem vai prestar vestibular tem que ter na ponta da língua a resposta sobre o que é cinética química! Não sabe ou tá difícil de lembrar? Então nós vamos te ajudar com um conteúdo completo sobre o assunto, que vai te deixar craque na matéria e fazer você gabaritar as questões sobre o tema!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Cinética Química

Ainda não sabe quais são as fórmulas necessárias para fazer questões sobre Cinética Química? Agora você saberá, confira 😛
artigo