
Você fica chateado de ter que gravar todos aqueles processos de separação de misturas?
Acabou sua tristeza, vem comigo conferir 9 situações da sua vida em que estão as [separações de mistura]
Quando sua mãe manda você separar o feijão, saiba você está em um processo de catação! Este é um processo de separação manual dos sólidos com diferentes tamanhos de partículas.
Agora, quando você for tomar um cafezinho, já sabe por qual método ele foi feito. A filtração separa partículas sólidas de um líquido com a utilização de um filtro.
E quando rola aquele bolinho no lanche? A farinha provavelmente foi peneirada. Este é processo utilizado na separação de sólidos de tamanhos diferentes, através do auxílio de uma peneira, onde somente as partículas com menor dimensão atravessam a malha.
Quando você torra amendoim e precisa separar as cascas, que fazer? O método da ventilação é uma boa opção! Nele, a separação é por densidades diferentes, utilizando assim, o vento.
Já viu quando seu suco vai todo pro fundo? Pois é… isso é uma decantação. Este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido da mistura. Essa diferença de densidade faz com que o sólido se deposite no fundo do recipiente, e, após a deposição, inclina-se o recipiente para escoar o líquido.
Na máquina de lavar da sua casa, rola uma centrifugação! Este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido da mistura. A centrifugação é usada pelas máquinas de lavar roupa para retirar água em excesso, separando assim, a roupa da água.
Neste método, um dos sólidos da mistura possui menor densidade e pode ser carregado pela água corrente. Os garimpeiros costumam separar o ouro da areia dessa forma, pois quando passam a água corrente pela mistura, a areia, que é menos densa, é arrastada e o ouro, que é mais denso, permanece no fundo do recipiente que eles usam, que é denominado de bateia.
Ocorre entre sólidos, aproximando um imã, que atrai o componente magnético. Muito utilizado para separar peças em um ferro velho.
E aí? Já sabe tudo sobre separação de misturas? Deixe um comentário!