8 métodos de separação de misturas que fazem parte do seu dia a dia

Já sabe tudo sobre Separação de Misturas? Vem aprender com a gente e ficar preparado para sua prova de química!

Você fica chateado de ter que gravar todos aqueles processos de separação de misturas?

Acabou sua tristeza, vem comigo conferir 9 situações da sua vida em que estão as [separações de mistura]

1) Catação e o feijão do almoço

Quando sua mãe manda você separar o feijão, saiba você está em um processo de catação! Este é um processo de separação manual dos sólidos com diferentes tamanhos de partículas.

2) Filtração e o cafezinho da tarde

Agora, quando você for tomar um cafezinho, já sabe por qual método ele foi feito. A filtração separa partículas sólidas de um líquido com a utilização de um filtro.

3) Peneiração e a farinha do bolo

E quando rola aquele bolinho no lanche? A farinha provavelmente foi peneirada. Este é processo utilizado na separação de sólidos de tamanhos diferentes, através do auxílio de uma peneira, onde somente as partículas com menor dimensão atravessam a malha.

4) Ventilação e a casca do amendoim

Quando você torra amendoim e precisa separar as cascas, que fazer? O método da ventilação é uma boa opção! Nele, a separação é por densidades diferentes, utilizando assim, o vento.

5) Decantação e o suco de maracujá

Já viu quando seu suco vai todo pro fundo? Pois é… isso é uma decantação. Este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido da mistura. Essa diferença de densidade faz com que o sólido se deposite no fundo do recipiente, e, após a deposição, inclina-se o recipiente para escoar o líquido.

6) Centrifugação e sua máquina de lavar roupa

Na máquina de lavar da sua casa, rola uma centrifugação! Este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido da mistura. A centrifugação é usada pelas máquinas de lavar roupa para retirar água em excesso, separando assim, a roupa da água.

7) Levigação e a medalha de ouro

Neste método, um dos sólidos da mistura possui menor densidade e pode ser carregado pela água corrente. Os garimpeiros costumam separar o ouro da areia dessa forma, pois quando passam a água corrente pela mistura, a areia, que é menos densa, é arrastada e o ouro, que é mais denso, permanece no fundo do recipiente que eles usam, que é denominado de bateia.

8) Ferro velho e a imantação

Ocorre entre sólidos, aproximando um imã, que atrai o componente magnético. Muito utilizado para separar peças em um ferro velho.

E aí? Já sabe tudo sobre separação de misturas? Deixe um comentário!

Continue estudando
Post do blog

Química: Separação de Misturas

Quem está animado para a segunda semana de aulas? Quem quer aprender sobre Separação de Misturas? o///
artigo
Post do blog

Aspectos Macroscópicos da Matéria: veja os conceitos mais importantes

Já está na hora de voltar a estudar! Comece o ano ficando por dentro dos aspectos macroscópicos da matéria!
artigo