Exercício Resolvido: Variação Linguística

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Variação Linguística. Veja mais respostas em

1. (ENEM)

BESSINHA. Disponível em: http://pattindica.files.wordpress.com/2009/06bessinha458904- jpg-image_1245119001858.jpeg (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)

As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é:

a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.
d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.

GABARITO

1. C

A variação linguística proporciona ao falante a adaptação da língua, dependendo do contexto situacional em que o mesmo for inserido. Um exemplo dessa variação é o uso do “tá” por “está”, em que ocorre uma redução típica do coloquial brasileiro, de uso geral no Brasil. Ou seja, por ser uma situação mais informal com o neto, o falante optou por uma variação coloquial.

Continue estudando
Post do blog

Variação Linguística — O Que é?

É com esta citação do professor e gramático Celso Cunha, destacada abaixo, que vamos começar a nossa reflexão sobre variação linguística. Assunto por vezes polêmico, vítima de preconceitos e centro de debates tanto no ensino mais básico quanto nas rodas do ensino superior. Vamos ver do que se trata.
artigo
Post do blog

4 imagens que vão te ajudar a nunca mais confundir as Variações Linguísticas!

A variação linguística é a mudança que pode ocorrem em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, sintático, léxico e semântico) de acordo com as condições sociais culturais, regionais e históricas.
artigo