Exercício Resolvido: UERJ - Geografia

1. (UERJ)

Nas últimas décadas, o avanço do cultivo da soja no Brasil, além de incorporar novas áreas, causou diversas modificações nos ecossistemas do país.

Identifique dois biomas brasileiros que sofreram expressiva degradação em função da recente expansão da soja no território nacional.

Aponte, também, dois fatores que explicam o elevado crescimento de sua produção na região central do Brasil.

GABARITO:

1. O avanço da cultura da soja tem se demonstrado bastante agressivo no Brasil, além das transformações econômicas, tem transformando as paisagens brasileiras. Entre os biomas devastados pela soja temos: os Campos (pampas) do Rio Grande do Sul, o Cerrado do Centro-Oeste brasileiro e a Amazônia.
Entre os fatores que devem ser citados (que foram considerados pela banca da UERJ) e que explicam o crescimento desta commoditie brasileira, podemos listar os seguintes: baixo valor da terra, estabelecimento de agroindústrias na região, melhorias no sistema de transporte regional, topografia altamente favorável à mecanização, desenvolvimento tecnológico para a produção de soja, incentivos fiscais para a abertura de novas áreas de produção, aquisição de máquinas e construção de silos e armazéns.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!

Quais são os principais fenômenos climáticos?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Fatores e Elementos do Clima

Já sabe tudo sobre os Fatores e Elementos do Clima? Confira este mapa mental e fique por dentro de tudinho para mandar bem na sua prova 🙂