Exercício Resolvido: Tipos de Governo

1. (Cesgranrio) A frase de Luiz XIV, “L’Etat c’est moi” (O Estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:

a) a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional);
b) a superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida;
c) a submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais;
d) a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos;
e) o desejo régio de garantir ao Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e o campesinato.

GABARITO

  1. D

Nesse tipo de governo, a monarquia absolutista, o rei era a figura central do poder, por isso a centralização do poder real absoluto ocorria na sua figura. O absolutismo dava também ao rei a possibilidade de poderes institucionais ilimitados.

Continue estudando
Post do blog

O que foi o Século das Luzes e o Iluminismo?

O século XVIII ou Século das Luzes foi o século de surgimento do chamado Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento de cunho cultural baseado no racionalismo feito pela elite europeia. Esse movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso. A França é considerada o berço do iluminismo possuindo inúmeros pensadores que contribuíram intelectualmente para toda a Europa. Sua influência ultrapassou os mares, sendo até mesmo um dos pilares para a Revolução Americana.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Renascimento

Vem cá descobrir tudo sobre Renascimento e ficar por dentro de tudo para mandar bem na sua prova de história da escola e do vestibular!
artigo