Exercício Resolvido: Revoltas Regenciais

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Revoltas Regenciais. 1. (UNICAMP) O historiador José Murilo de Carvalho, analisando o período monárquico no Brasil, afirma: “A melhor indicação das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominação com base na solução monárquica encontra-se nas rebeliões regenciais.” (José Murilo de Carvalho, Teatro de Sombras, Ed. UFRJ/Relume- Dumará, p. 230)

a) Identifique três rebeliões regenciais brasileiras.
b) De que maneira tais revoltas dificultavam a ordem monárquica?

GABARITO

a) Revolta do Malês, Cabanagem, Sabinada, Balaiada e Farroupilha.
b) As rebeliões no período regencial representavam uma veemente ameaça à monarquia. Muitas de caráter republicano e algumas até antiescravistas eram contrárias as oligarquias que estavam no poder, já que lutavam muitas vezes por classes menos favorecidas, podendo abalar a ordem vigente.

Continue estudando
Post do blog

Como ocorreu a construção da Nação brasileira?

Confira um resumo super bacana sobre a construção da nação brasileira e descubra os fatores por trás deste acontecimento que sempre cai no vestibular.
artigo
Post do blog

5 Revoltas Regenciais que você deve saber para o seu vestibular

As Rebeliões Regenciais aconteceram no período de 1831 a 1840, antes de D. Pedro II dar o famoso golpe da maioridade. Então vamos dar uma olhadela nessas rebeliões e ver porque elas demonstraram a fragilidade desse período e também ameaçaram a ordem social vigente.
artigo