Exercício Resolvido: Problemas Ambientais

Exercício Resolvido: Problemas Ambientais
Exercício Resolvido: Problemas Ambientais

Para resolver esse exercício assista uma aula sobre Problemas Ambientais.

Antigamente era um mistério saber como foi o surgimento da vida. Muitos pensadores elaboraram diversas teorias sobre como o primeiro organismo teria surgido. Além disso, também havia muito a influência da Igreja Católica, que abominava qualquer teoria que fugisse do que era pregado por ela mesma. A Igreja pregava o criacionismo, em que tudo fora criado por Deus de forma que tudo é perfeito e não se modifica. Hoje sabemos que não é assim que ocorre e que há inúmeros indícios de que a Evolução dos seres vivos existe, ou seja, eles modificam-se através de mutações e a seleção natural (muitas vezes) “decide” qual tipo de organismo prevalecerá naquele ambiente. Outro pensamento errado era a abiogênese, em que as pessoas acreditavam que a vida poderia surgir do nada, como a partir de roupas sujas, por exemplo. Vejamos a seguir uma questão que fala sobre a origem da vida:

1. (UFES) Durante os primeiros bilhões de anos de existência da vida, os seres procariontes evoluíram e desenvolveram processos bioquímicos fundamentais, tais como mecanismos de duplicação do material hereditário, síntese de proteínas, obtenção de energia e outros. Em relação à evolução dos processos de obtenção de energia, é lógico se pensar que:

I – a presença de oxigênio na atmosfera permitiu que uma linhagem de seres procariontes desenvolvesse um mecanismo de obtenção de energia – a RESPIRAÇÃO AERÓBICA;

II – uma linhagem de seres procariontes desenvolveu um processo de fabricação de substâncias orgânicas que usa a luz solar como fonte de energia – a FOTOSSÍNTESE;

III – a fermentação é um processo de obtenção de energia bastante simples e os primeiros seres vivos deviam utilizá-lo, por ser um PROCESSO ANAERÓBICO;

IV – durante o processo da fotossíntese, ocorre degradação de moléculas de água, com liberação de energia e de oxigênio para a atmosfera.

Aponte a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA da evolução dos processos.

a) I – II – III – IV
b) II – IV – III – I
c) II – III – IV – I
d) III – I – II – IV
e) III – II – IV – I

GABARITO:

1. E

Primeiramente, na Terra primitiva, não havia a presença de oxigênio. Com isso, a obtenção de energia teria que ser feita sem este gás. O processo de obtenção de energia que não utiliza o oxigênio é a fermentação. Este é um processo anaeróbico e, por isso, o mais simples. Temos como primeiro ponto a frase de número III. Posteriormente, alguns organismos passaram a desenvolver um mecanismo em que conseguiam produzir glicose a partir da energia luminosa e da junção de moléculas de CO2. Este processo, chamado fotossíntese, permitiu além da produção de H2O, também a produção de O2. Sendo assim, os próximos números são II e IV. Só então, na presença de oxigênio, os organismos puderam desenvolver uma forma mais complexa de obtenção de energia, que também lhes resultava em mais energia do que a forma anterior. Este processo, que utiliza o O2 é a respiração aeróbica. Com isso, o último número é o número I. Ou seja, o gabarito que contém a sequência de eventos III-II-IV-I é a opção E.

Venha descomplicar ainda mais a Biologia no seu ano de 2015 conosco. Esperamos você!

Continue estudando
Post do blog

Confira o Resumo de Respiração Celular e Fermentação!

Você sabe tudo de biologia celular e está pronto para vencer todos os vestibulares? Se a resposta for não, fique despreocupado! Neste post, temos um resumo de respiração celular com os principais detalhes do tema, que te ajudará a fixar ainda mais essa área tão densa da área de biológicas.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Metabolismo Energético

Leia o resumo “O que é metabolismo energético?”  e resolva os exercícios abaixo.
artigo