Exercício Resolvido: Poluição Ambiental

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Poluição Ambiental.

“Você já viu o novo iPhone 6? Nossa, preciso comprá-lo! Afinal,ele é atual, bonito, grande, tem tudo o que eu preciso. E daí que o meu iPhone 5S tem praticamente tudo igual ao 6? O iPhone 6 é novo, ué! Eu p-r-e-c-i-s-o desse celular para estar na moda!”

O pensamento acima parece ser doido, compulsivo, desnecessário e exagerado. Porém, estamos consumindo mais e desnecessariamente. Pense nas coisas que você tem. Elas são realmente necessárias? Elas são duradouras? E ainda se forem duradouras, quando algo mais moderno é lançado no mercado, você não fica muito tentado a comprar? Você precisa mesmo de algo novo? Quando você compra algo “novo” e se desfaz do “velho” jogando-o no lixo, você acaba poluindo o meio ambiente, pois aquele objeto muito provavelmente é feito de materiais que não são biodegradáveis. Ainda por cima, provavelmente na sua cidade não há coleta seletiva. Ou seja, fica um amontoado de coisas “velhas”, que podem ter metais pesados e que poluirão as águas de rios, lagos e lençóis freáticos, que serão ingeridos por animais, absorvidos por vegetais e etc.

E o vestibular está de olho nesses dilemas atuais. Veja como a questão seguinte do ENEM aborda esse assunto tão pertinente:

1. (ENEM-2007) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:

a)as substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
d) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.
e( o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

GABARITO:

Na opção A, as substâncias químicas encontradas nos lixos são tóxicas e, por isso, podem contaminar animais que entram em contato com ela, levando-os à morte. Sendo assim, há uma diminuição da biodiversidade e não um aumento, como a questão menciona. Então, esta resposta está errada.

Com relação à opção B, a política de educação de uma sociedade muda seus hábitos e, consequentemente, muda sua produção de lixo. Uma população bem informada sobre os possíveis destinos de um lixo, consequência de um consumo exacerbado, irá refletir quanto ao seu consumismo e quanto às suas necessidades. Com isso, essa opção está completamente errada.

Quanto à letra C, assim como dito no enunciado, quanto mais rica uma sociedade, maior a sua capacidade de compra e maior a sua produção de lixo. Com isso, pode-se dizer que a produção de lixo é diretamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades. Sendo assim, esta opção também está errada. Se você não tivesse conhecimento quanto a essa resposta, era só olhar no enunciado.

A opção D diz que “o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação”. Esta sentença está completamente correta. Quando há controle e monitoramento do lixo, há a possibilidade de não permitir que produtos tóxicos poluam o meio ambiente, permitindo assim o desenvolvimento sustentável.

Já sabemos que a opção E  está errada, mas vejamos o porquê: o desenvolvimento tecnológico acarreta em uma maior quantidade de produtos novos e atualizados. Com isso, as pessoas compram mais, descartando seus produtos antigos, formando mais e mais lixo =(

Vamos ajudar a cuidar e preservar o nosso planeta. 😉

Continue estudando
Post do blog

Um infográfico que vai te ensinar a diferença entre a Amazônia Internacional e a Amazônia Legal. Preparado?

artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Camada de Ozônio

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Camada de Ozônio.
artigo